Torta Tiramisù


Olás, tudo bem?
Antes de falar sobre a receita de hoje, não tem como não contar uma coisa que acabou de acontecer e que me cortou o coração: Sem querer soltei minha câmera do tripé e ela caiu.
Caiu.
No chão.
Mais de 1,7m de altura de queda.
Com a lente virada para baixo.
Sério, destruí minha lente [do tipo voou pedaço para todo lado] e ainda quebrei minha câmera. Dá para acreditar?! Pois é, nem eu estou acreditando. Vontade de chorar, real. Canon, a fim de me patrocinar? haha... humpf
Mas as vezes é necessário dar uma de Scarlet O'Hara e deixar para pensar nisso depois.
No momento preciso falar dessa torta: descobri a receita na internet outro dia em que eu estava com vontade de comer Tiramisù [depois do Bolo Tiramisù, meu [des]gosto por misturar café e açúcar mudou consideravelmente!] e com vontade de fazer torta [na verdade vontade de estrear minha fôrma de torta retangular nova], as duas vontades ao mesmo tempo. Joguei 'torta + tiramisù' no Google, achando que não ia dar em nada, mas não é que a mistura já tinha sido inventada?!
Tomei a receita como base, fazendo algumas adaptações: troquei a massa comum por uma mais delicada, tipo amanteigado de amêndoas; adicionei um extra de café também no recheio de chocolate [para deixar claro que não é uma torta de chocolate enfeitada] e aumentei um tantinho de mascarpone e de café no creme de cobertura. Creme esse que, aliás, leva gelatina sem sabor, ingrediente para o qual geralmente torço o nariz mas que aqui achei necessário - ele dá textura e peso ao creme, que passa de uma simples cobertura de chantilly para uma fundamental camada superior. Combinação realmente perfeita entre camadas, gostei muito!
E como final da semana é Páscoa, deixo essa sugestão de sobremesa ;)

PS: como tenho um pequeno arquivo de imagens de receitas nunca postadas, por algumas semanas ainda consigo manter o blog atualizado, mesmo sem câmera. Daí a gente vê o que acontece.


Torta Tiramisù
[receita adaptada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro - fiz na fôrma retangular por boniteza, mesmo]

Ingredientes para a massa:
1 xícara de farinha de trigo;
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
1 pitada de sal;
1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro;
1/2 xícara mais 1 colher de sopa [115g] de manteiga sem sal, em temperatura de pasta;
1 ovo, levemente batido;
1/2 colher de chá de licor de amêndoas [Amaretto] ou uma gota de extrato de amêndoas.

Ingredientes para o recheio:
240g de chocolate pelo menos 56% cacau [usei uma mistura de 56% e 70%], picadinho;
3/4 de xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de leite integral;
1 colher de chá de licor de café;
1 ovo, levemente batido.

Ingredientes para o creme de mascarpone:
2 colheres de sopa de água gelada;
1 colher de chá de gelatina sem sabor incolor em pó;
2 colheres de chá de café solúvel instantâneo;
1 e 1/2 colheres de chá de licor de amêndoas ou rum [prefiro licor de amêndoas];
1 e 1/2 xícaras de creme de leite fresco bem gelado;
1/2 xícara de queijo mascarpone*;
1/4 de xícara de açúcar.

Cacau em pó, para polvilhar.

Prepare a massa:
Você pode fazer à mão, na batedeira ou no processador. Eu fiz no processador.
No processador, misture as farinhas [trigo e amêndoas], o sal e o açúcar de confeiteiro. Junte a manteiga e pulse algumas vezes até conseguir uma farofa fina e úmida.
Separadamente, misture o ovo batido com o licor de amêndoas e junte à massa, pulsando mais algumas vezes só até dar liga na massa.
Retire a massa do processador e forme uma bola com ela. Achate para formar um disco, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos, para firmar um pouco.
Retire a massa da geladeira e, pressionando com os dedos, espalhe a massa uniformemente [deverá ter mais ou menos 0.5cm de espessura] sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas canelada de 23cm de diâmetro. É claro que você pode fazer isso de outro modo, abrindo a massa, com o rolo de macarrão, entre 2 folhas de papel manteiga ou sobre uma superfície enfarinhada, até conseguir um disco de 26cm de diâmetro e 0.5cm de espessura, e então transferir a massa para a fôrma. Faça como achar mais fácil. 
Apare as bordas da massa e fure toda a superfície com um garfo, para que não cresça enquanto assa. 
Leve a fôrma com a massa ao freezer por 15 minutos, até endurecer. 
Preaqueça o forno a 200 graus.
Retire a fôrma do freezer, cubra a massa com uma folha de papel manteiga e preencha a cavidade com grãos de feijão cru ou algum tipo de peso. Asse por 20 minutos.
Retire do forno, descarte os feijões [você pode guardar os feijões para suas próximas tortas] e o papel manteiga e volte a fôrma ao forno por mais 8 minutos, para secar a superfície da massa e começar a dourar levemente nas bordas. Retire e deixe esfriar completamente.
Baixe o forno para 170 graus.

Enquanto a massa esfriar, prepare o recheio:
Coloque o chocolate picado em uma tigela média, resistente ao calor.
Em uma panelinha de fundo grosso leve o creme de leite fresco e o leite ao fogo médio, até começar a formar bolhas nas bordas - quase ferver. Retire do fogo e despeje imediatamente sobre o chocolate picado. Deixe descansar por um minuto e então comece a misturar delicadamente, do centro para as bordas. Misture até que o creme fique escuro, homogêneo e brilhante. Deixe esfriar por cinco minutos. 
Junte o ovo e o licor ao creme de chocolate, misture bem e despeje sobre a massa de torta já fria. Leve ao forno por mais 20 ou 25 minutos, até que o recheio firme nas bordas mas mantenha o centro ainda levemente mole.
Retire do forno, deixe esfriar e leve para a geladeira.

Então prepare o creme de mascarpone:
Coloque a água gelada em um potinho e polvilhe a gelatina sem sabor por cima. Reserve por 5 minutos.
Enquanto isso, em outro potinho, dissolva o café solúvel no Amaretto. Reserve.
Leve o potinho de gelatina ao microondas por 10 segundos, apenas para a gelatina derreter.
Na batedeira bata o creme de leite fresco, o mascarpone e o açúcar até conseguir picos firmes. Diminua a velocidade da batedeira para mínima e adicione a gelatina e a mistura de Amaretto. Bata apenas para incorporar.
Você pode espalhar o creme sobre a torta com uma espátula ou com o auxílio de um saco de confeitar. Eu usei o saco de confeitar com bico liso para dar um efeito 'bolinhas'.
Polvilhe cacau em pó, usando uma peneira, sobre todo o creme de mascarpone.
Leve à geladeira novamente por pelo menos mais uma hora, antes de servir.

*Você pode preparar o mascarpone em casa, clique aqui para saber como. 


Comentários

  1. Nossa senhora das gulodices, como vc consegue fazer tudo tão perfeitamente lindo???
    Estou aqui com a boca aberta, sem poder parar de olhar para essa maravilha, muiiitos parabéns, sou sua fã!!
    Se eu fosse a Canon, certamente vc teria patrocínio eterno!!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua, Cristina! rs Que bom que você gostou, mto obrigado! òtima semana e ótima Páscoa p vc! abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Richie, lamento por sua câmera. Não dá pra consertar?
    Torta linda, como sempre.
    Como uma das minhas sobremesas preferidas é Tiramisú, fiquei tentada a ...tentar.

    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não tem conserto pq tanto câmera quanto lente quebraram fisicamente, Sandra... tipo a entrada de lentes estragou. Mas acontece, né? Ainda bem que era velha, de segunda mão e já tava comigo faz uns 4 anos

      Bjo, muito obrigado!

      Excluir
  3. Adorei a ideia.
    Além de lindíssima ficou com um aspeto bem apelativo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mto obrigado pelo carinho e pelas visitas frequentes, Clara! Bjo pra vc!

      Excluir
  4. CARALEO! Desculpa o palavrão, mas, QUE FOTOS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha gostei do sentido do palavrão, Marcella! Mto obrigado ;)

      Excluir
  5. Wow!!! para um italiano perdido e achado no Brasil como eu sou, imagina a minha felicidade! sinto muito pela lente da Canon. Mas se vc preparar uma torta dessas, será que não te dão a lente nova gratis? kkkkk ah.... como é que vc consegue fuçar pela internet achando essas páginas de #bakery tão maravilhosas???? conta o segredo!!!
    abraços, Biagio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha acho que vcs italianos podem ficar um pouco bravos com quem transforma uma clássico em torta, mas resolvi arriscar. Vou vender torta pra comprar uma câmera nova ;)
      Pra busca não tem segredo não, Google mesmo, Biagio
      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  6. Uauuuuuu.... Divino!!!! Comprei essa semana a forma que usou pra fazer esta maravilha.... Vou ter que fazer o sacrifício de usar sua receita hehehe... Belo blog o seu.... A pouco estava lendo sobre o bolo da Julia Child, e estou assistindo o filme Julie e Julia.... Essa mulher foi e sempre será um sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner, muito obrigado! Espero que suas visitas aqui sejam sempre inspiradoras, abraço :)

      Excluir
  7. Oi Richie,Te sigo e amo suas receitas a muito tempo!Como te admiro!!!!!!Te acho incrivelmente leve para descrever suas historias e receitas!Mas essa receita PQP!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenda, muito obrigado pelo carinho! Espero que continue aparecendo por aqui sempre |:) Abraço!

      Excluir
  8. Em tempo,lamento pela suas camera,e como citado acima, se eu fosse a Canon...

    ResponderExcluir
  9. Primeiro gostaria de dizer que sinto muito pela sua câmera, lente...
    É algo realmente que nos faz sentir vontade de chorar. Torço pra que logo se resolva! Amo tiramisù, e gostei das suas adaptações. ps. Também torço o nariz pra gelatina incolor hahahaha Te espero lá no meu blog! até mais

    www.raizesdaterra.com
    Barbara Hanna.

    ResponderExcluir
  10. Richieeeee,

    que dor essa da câmera, puxa....lanço aqui uma ideia: que tal fazer uma arrecadação coletiva? Cada um contribui com um pouquinho e assim vc consegue comprar uma câmera nova!!
    Aguardo para ver se a ideia alça vôo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrycia, mto obrigado pela sugestão! Acho que já tava perto da hora de trocar mesmo, estou providenciando uma outra, mas super agradeço o carinho! Bjo!

      Excluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P