Bolo {Bundt} de Fubá e Limão, com casquinha açucarada


Olás, tudo bem?
Mais uma receitinha daquelas tão simples que eu chego a pensar "mas será que vale a pena postar? Tão facinho!". Pois é, nada de ingredientes raros, nada de preparações demoradas, nada de segredinhos nem pegadinhas: bolo simples, caseiro, para todo dia. Só que gostoso, muito gostoso.
A combinação de limão com fubá é, pelo menos para mim, incomum - nossos bolos de fubá por aqui levam no máximo um bocadinho de erva doce e só. Mas ao ver essa receita me lembrei de um bolo de polenta com limão da Nigella, delicioso, que testei faz muito tempo, então resolvi arriscar. Fiz bem! O bolo fica bem amarelinho, com a acidez do limão marcante logo no primeiro contato com a boca, e a lembrança de bolo de fubá aparecendo conforme se mastiga. E a cobertura, que é uma mistura mal misturada de açúcar e suco de limão, pincelada no bolo quente, seca e forma uma casquinha crocante e açucarada - tipo aquelas de carolina, sabe? - que dá toda uma graça.  


Bolo {Bundt} de Fubá e Limão
[receita levemente adaptada daqui, rende um bolo de buraco no meio com 24cm de diâmetro e 10cm de altura]

Ingredientes:
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
3/4 de xícara de fubá ou farinha de milho para polenta;
2 colheres de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de sal;
200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
1 e 3/4 xícaras de açúcar refinado;
1 colher de sopa cheia de raspas de limão;
1/4 de xícara de suco de limão;
4 ovos;
1 xícara [240ml] de iogurte natural integral;

Para a cobertura:
1 xícara de açúcar refinado;
1/3 de xícara de suco de limão.

Preparo:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte uma fôrma de bolo de buraco no meio [com capacidade para 10 xícaras de massa] com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Espalhe bem a farinha e bata para tirar o excesso. Reserve.
Em uma tigela media misture farinha, fubá, fermento, bicarbonato e sal. Reserve.
Em uma tigela grande, usando um fouet [ou na batedeira] bata a manteiga com o açúcar, as raspas e o suco de limão até conseguir um creme leve, fofo e claro. Junte os ovos, um por vez e batendo bem após cada adição. 
Junte a mistura de farinha em três adições, alternando com o iogurte natural, em duas partes. Misture bem, sem bater, até que a massa fique uniforme.
Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno por cerca de 1 hora, ou até que enfiando um palito de madeira na massa ele saia completamente limpo.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos dentro da fôrma. Então desenforme-o sobre uma gradinha.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Em uma tigela pequena coloque o açúcar e o suco de limão. Misture levemente [ o açúcar não deve dissolver totalmente]. 
Pincele a calda abundantemente sobre o bolo, desenformado e quente. O bolo vai absorver a calda e a superfície vai ficando marcada pelos cristais de açúcar. Deixe esfriar completamente.
Passe o bolo para o prato se servir, cubra com um pano limpo e deixe descansar por pelo menos uma hora [ou prepare na noite anterior] assim o bolo absorve toda a calda e a casquinha açucarada fica crocante.

Comentários

  1. Quero muito fazer esse bolo! Só para tirar uma dúvida... forma com capacidade para 10 xícaras teria quanto de diâmetro? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, na verdade o diâmetro varia muito, conforme a altura do bolo, né? A forma que usei tem 24cm de diâmetro e 10cm de altura. Na dúvida, vai enchendo sua forma de xícaras de água e contando, para testar qual a capacidade dela.
      Me conta o resultado depois, please!
      Abraço :)

      Excluir
    2. Valeu pela dica... assim que eu fizer, digo sim! Parabéns pelo blog. Não costumo comentar, mas acompanho (e salivo!) a cada postagem :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Salivei com esse bolo, Richie. E será meu bolo dessa festa. Meu marido adora bolo de fubá e eu de limão, então já vi que a combinação vai dar super certo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaa é bolo pra comemorar todas as bodas de casados então, Lylia! Mto obrigado, bjão!

      Excluir
  4. Imagina se não vou fazer?! rs...claro que sim!!Volto pra te contar!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, conta sim, Cristina! Oh, uma leitora já tesyou, hoje mesmo, e me mandou as fotos dizendo que tá aprovado! Quero ver o seu tb!
      Bjo, mto obrigado!

      Excluir
    2. Oi Richie, demorei um pouquinho, mas fiz essa maravilha, um dos melhores bolos de fubá que já provei, delicioso!Vc é genial!
      Fotos e a receita estão no meu blog, com créditos a tua incrível cozinha é claro! Obrigada!

      Excluir
    3. Aeee, vou la ver, obrigado, Cristina! :D

      Excluir
  5. Richie, qual limão você usou? :)

    ResponderExcluir
  6. Ei Richie!! Vou fazer com certeza essa receitinha! :) Me conta uma coisa - vc já usou forma de silicone para assar bolo? Fiquei vendo seus bolos e resolvi comprar formas 'bundt', mas comprei da Silikomart. Infelizmente não tenho tido muito sucesso com untar a formar e desenformar os bolos... Tem alguma dica ou sugestão? Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aih, Vivi, sendo muito sincero com você, ODEIO fôrma de silicone. Além das dificuldades que você já apontou, o bolo fica com uma cor tão feia, nada uniforme, parece bolo de microondas. Não uso e não recomendo, viu? :/
      Abraço e muito obrigado!

      Excluir
  7. Que delícia de bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderExcluir
  8. Me arrependi muitoo de ter deixado essa receita tanto tempo nos favoritos!! O bolo ficou uma delícia!! Parabéns e obrigada por compartilhar essa receita!

    ResponderExcluir
  9. Ei Richie.
    Cai de amores pela receita do seu bolinho e não deu outra.Enquanto não fiz,não sosseguei!Segui todos os passos conforme vc postou e o resultado foi excelente!Ele ficou lindo,mas pena que não tenho uma forma Bundt como a sua,mas não seja por isso!Estou orgulhosa de ter conseguido!Postei a fotenha no meu Instagram,ainda com ele em cima da gradinha,porque a pressa pra mostrar era muita.rss.Se vc quiser ver,entra no meu insta que ele tá lá.
    Brigada,por todas as delícia que vc posta pra gente,viu,Bjo grande.Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia, tudo bem? Ah que bom que deu certo, Lidia! Adoro saber quando as receitas são sucesso em outras cozinhas também! :D
      Queria ver o bolo, mas preciso ou que você me marque no Instagram com a #acozinhacoletiva ou @acozinhacoletiva para eu conseguir ver, senão não consigo achar no Instagram. Me marca lá?
      Bjo e mto obrigado pela confiança! :)

      Excluir
    2. Ei,Richie!Bom dia!Engraçado porque fui olhar minha postagem e vc está marcado lá sim!@acozinhacoletiva.
      O meu Instagram é @lidiamoreide. Se vc quiser,dá uma olhada lá,ok.
      Bjocas,querido!

      Excluir
    3. Lidia, não sei pq mas não consigo nem achar seu Instagram! Diz aqui que não existe ou foi removido :O

      Excluir
    4. Ahhhh,que pena!Revolta dos eletrônicos,néam?😄😄😄
      Mas saiba que deu certíssima a receita e meu café da manhã foi excelente comendo o bolinho!Bjocas.

      Excluir
    5. Demorei, mas fiz! Fiz com limão capeta (vcs chamam de limão cravo né) e ficou perfeito!! Apaixonada com esse bolinho! Valeu Richie!

      Excluir
  10. Acabei de fazer e ficou muito incrível! Fofíssimo! E essa caldinha açucarada e azedinha deu um toque muito especial!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P