quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Bananas Foster Cake


Olás, tudo bem?
Se tem uma coisa que eu nunca faço em casa, essa coisa é sorvete. Não tenho sorveteira e comigo nunca funcionou aquela história de levar ao freezer/ tirar do freezer/ bater na batedeira/ levar ao freezer outra vez/ tirar/ bater de novo/ mil vezes. Mas como semana passada me sobrou creme de coco de um recheio de bolo, aproveitei para preparar um sorvetinho sem grandes ambições. E com a desculpa de acompanhar o sorvetinho, fiz Bananas Foster [quem acompanha A Cozinha Coletiva no Facebook deve ter visto as fotos].
Bananas Foster é, para mim, uma das sobremesas mais prazerosas de se preparar e de se comer. O preparo é simples e cheio de clímax:  açúcar de repente vira caramelo, a calda empedra com o creme de leite e se dissolve toda por mágica, o rum que pega fogo e doura as bananas. E quente, misturadas com sorvete, tem sabor de cafuné, de achar dinheiro na rua, de manhã de aniversário.
Provavelmente eu estava divagando em definições bregas como essa, enquanto devorava meu doce, quando pensei em aproveitar essas bananas num bolo. Fiz uma pesquisa por 'bananas foster cake' no Google e, em meio a receitas com esse nome nas quais o buttercream de cobertura [coisa que não gosto muito] sempre parecia dominar os outros sabores, achei duas receitas bacanas de bolo de banana e caramelo, ambas da Martha Stewart. Ao invés de decidir entre uma das duas, resolvi juntar os pontos fortes de cada uma, mais uns pitacos meus e o bolo saiu: massa macia de bolo de banana, creme levemente azedinho de recheio, equilibrando com a doçura, e cobertura escorrendo caramelo,  coroada com fatias douradas de banana cozida no açúcar e flambada no rum. Delícia!!!
Espero que gostem!


Bananas Foster Cake
[adaptado daqui e daqui, rende um bolo de 20cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
2 e 1/4 xícaras de farinha de trigo;
3/4 da colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1/2 colher de chá de sal;
110g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
3 gemas;
3 claras;
1 xícara de banana bem madura amassada [3 bananas grandes, aproximadamente];
1/4 de xícara de leite;
1/4 de xícara de iogurte natural desnatado;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a calda de molhar o bolo:
4 colheres de sopa de açúcar mascavo claro;
1 colher de sopa de glucose de milho;
3 colheres de sopa de água;
1 colher de sopa de manteiga sem sal;
2 colheres de sopa de rum escuro;
1/4 da colher de chá de canela em pó.

Ingredientes para o recheio:
3/4 de xícara de creme de leite fresco gelado;
150g de cream cheese;
1/4 da xícara de açúcar refinado;
1/4 colher de chá de extrato de baunilha.

Ingredientes para a cobertura:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
1/2 xícara de açúcar refinado;
1/3 de xícara de creme de leite fresco;
1/2 xícara de rum escuro [se preferir uma versão sem alcool, use a mesma medida de suco de laranja].
4 bananas maduras mas não moles demais cortadas em fatias de 1cm de espessura.

Prepare a massa do bolo:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Unte duas fôrmas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga. Polvilhe farinha, espalhe bem e bata para retirar todo o excesso. Reserve.
Em uma tigela média peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento em pó e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar por uns 4 minutos em velocidade média-alta, até conseguir um creme fofo liso e claro. Adicione as gemas, uma a uma e batendo bem após cada adição.
Em outra tigela bata as claras em neve. Reserve.
Em uma tigelinha misture a banana amassada, o leite, o iogurte e a baunilha.
Adicione alternadamente a mistura de bananas e a de farinha à tigela da mistura de manteiga, batendo em velocidade média. Por fim, junte as claras batidas em neve, misturando com a espátula delicadamente, sem bater.
Divida a massa entre as duas fôrmas preparadas e leve ao forno por 30 ou 35 minutos, até passar no teste do palito.
Retire os bolos do forno e deixe esfriarem completamente.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
Em uma panelinha pequena leve ao fogo o açúcar, a glucose e a água, misturando até o açúcar se dissolver. Cozinhe por um minuto. Apague o fogo e incorpore a manteiga, o rum e a canela. Deixe esfriar.

Enquanto o bolo esfria, prepare o recheio:
Na batedeira bata o creme de leite bem gelado até conseguir picos firmes. Em uma tigela separada, bata o cream cheese com o açúcar e a baunilha até conseguir um creme homogêneo. Fora da batedeira, incorpore o creme de leite batido ao creme de cream cheese, misturando delicadamente. Reserve na geladeira até o momento de utilizar.

Montando o bolo:
Desenforme os bolos, depois de frios, e passe-os para uma gradinha. Se precisar, corte o topo de cada bolo [aquela parte que cresce formando 'um morrinho' no topo do bolo] com uma faca para pão, deixando os bolos retinhos [o que dá um resultado mais bonito na montagem]. Derrame sobre eles a calda preparada, espalhando bem. Deixe os bolos absorverem a calda por uns 5 minutos.
Coloque um dos bolos no prato de servir, com a parte cortada virada para cima. Distribua o recheio sobre ele, deixando uma margem de 2cm em volta. Com cuidado, coloque o outro bolo por cima [com a parte cortada virada para baixo] e aperte levemente, apenas para o recheio sem espalhar entre os bolos. Leve à geladeira por 1 hora.

No momento de servir:
Em uma frigideira antiaderente derreta a manteiga. Adicione o açúcar e cozinhe em fogo médio, mexendo apenas até o açúcar se dissolver e começar a borbulhar e ficar num tom dourado. Adicione então o creme de leite [com cuidado, vai espirrar] e misture até que os torrões de açúcar se dissolvam no creme. Junte as fatias de banana, formando uma única camada. Cozinhe por dois minutos, em fogo baixo.
Com a frigideira fora do fogo, adicione e rum, dê uma sacudida leve para espalhar bem e aproxime a frigideira da chama do fogão, para o rum pegar fogo. Desligue o fogo e espere as chamas do rum se apagarem.

Retire o bolo da geladeira, e sobre ele espalhe, uma a uma, as fatias de banana, formando uma única camada. Por cima, derrame o molho de caramelo que restou na frigideira. Sirva imediatamente.