Waffles Churros com doce de leite




Olás, tudo bem?
Ontem fui acompanhar meu irmão até a rodoviária logo cedinho, e como sei que ele acaba sempre tomando café na padaria [pão com mortadela e coca-cola, mais especificamente] resolvi levar o lanche de casa, pra comermos juntos antes do ônibus. Em se tratando do meu irmão, doce de leite é a chave para agradá-lo. Então é claro que me lembrei desses waffles de churros com doce de leite que eu tinha visto no Prato Fundo, quando eu ainda nem tinha uma máquina de fazer waffles.
Comprei minha máquina faz pouco tempo, mas tenho usado bastante, e a maioria das receitas que experimentei  renderam waffles deliciosos, mas com textura de panqueca americana, bons pra comer com mel ou xarope. 
A massa desse aqui é surpreendentemente diferente! Bem menos líquida quando crua e mais macia depois de cozida, lembra mais um pãozinho doce ou donut do que uma panqueca ou um churro [como o nome sugere]. Sabe aqueles pretzels gordinhos vendidos em quiosque de shopping center? Então, achei sabor e textura iguaizinhos aos deles! Ainda mais depois de pincelados com manteiga derretida e passados no açúcar com canela. Deliciosos! Ah, e claro, servidos com doce de leite, arrebentam a boca do balão! 
Foi um belo café da manhã. Espero que vocês também gostem!


Waffles Churros com doce de leite
[a receita vem daqui, mas adaptei as medidas para xícaras, ok? Rendeu quase quatrodiscos de waffles de 18cm de diâmetro cada].

Ingredientes:
1/2 xícara mais 1/3 de xícara [200ml] de leite integral;
3/4 de xícara [115g] de farinha de trigo;
1/4 de xícara [35g] de amido de milho;
3 colheres de sopa [30g] de açúcar cristal;
1 ovo, clara e gema separadas;
2 colheres de sopa [25g] de manteiga sem sal, derretida;
1 colher de sopa [8g] de fermento em pó;
1 pitada [1,5g] de sal.

Manteiga sem sal derretida para pincelar [umas 2 colheres de sopa bastam].
Açúcar cristal e canela em pó para polvilhar. 

Doce de leite cremoso, para servir.

Preparo:
Em um prato misture açúcar cristal com canea em pó, na proporção de sua preferência, e reserve [você vai utilizar no final, para passar os waffles prontos].

Em uma tigela peneire os secos: a farinha, o amido, o açúcar, o fermento em pó e o sal. Misture bem e reserve.
Em outra tigela misture os líquidos: o leite, a manteiga derretida e a gema de ovo. Reserve.
Em outra tigelinha bata a clara em neve. Reserve.
Misture os líquidos aos secos, mexendo bem para desfazer os grumos. Por fim adicione a clara em neve e misture com uma colher com movimentos do fundo para cima, sem bater, só para incorporar.

Distribua colheradas dessa massa na máquina ou ferro de waffles quente, conforme indicação do fabricante.

Deixe os waffles esfrarem ligeiramente [só um pouquinho mesmo, você vai perceber q ficam mais firmes], então pincele-os com a manteiga derretida dos dois lados e passe-os pelo açúcar com canela.
Distribua colheradas de doce de leite nas cavidades dos waffles e sirva imediatamente.

Comentários

  1. Nossa, só vc para fazer nossos dias mais felizes!

    ResponderExcluir
  2. por isso que eu passo longe desse blog. é exatamente por isso, sr. Richie.
    humpf.

    ResponderExcluir
  3. Mas que tentação, eu aqui a pensar o que vou fazer para o lanche e aparece uma coisa assim, já estou com mais fome, agora tenho de fazer :)
    Muito bom, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipa, vai ser um lanche delicioso, pode ter certeza! Bjo e mto obrigado!

      Excluir
  4. Tem alguma forma de você ser mais perfeito? Não precisa responder, não quero ficar mais brava.
    Resumo da ópera, entrei no Shoptime pra comprar a máquina de waffle que venho adiando há anos e vi que tem vermelha e mais um monte de máquinas que tenho certeza que preciso de todas. em poucos dias ficarei mais gorda e mais pobre, porém muito mais feliz!
    Ainda bem que você posta pouco!
    Beijão e não te odeio coisa nenhuma, pelo contrario, te admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comer sem engordar ia ser mto mais perfeito, pensando bem, Sandra.. hahahahaha
      Poxa, quero patrocínio shoptime, depois dessa! Eu ia comprar a vermelha tb, mas achei um absurdo ser mais cara soh pela cor!rs

      Bjo e mto mto obrigado, Sandroca!

      Excluir
  5. Já tem tempo que procuro A massa de waffles. Com seu aval, tenho que experimentar! Adorei a sugestão à la churros, perfeito! As fotos, bem essas fazem a gente ter vontade de pular dentro da tela rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é diferente das tradicionais, Renata, e mais gostosa, na minha opinião, viu? Mto obrigado pelas palavras, abç!

      Excluir
  6. Aff, agora terei que comprar uma máquina de waffles...ficaram tentadores, como tudo por aqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem aqueles ferros de fazer na chama do fogão tb, Cristina! Acho mais style, mas mais dificil tb..rs. Mto obrigado!

      Excluir
  7. Mr. R, brigadim pela lembrança! :D Gordice pura \o/

    ResponderExcluir
  8. Uau, seu irmão deve ter adorado esse pequeno-almoço. Eu fiquei completamente rendida.
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz ele que adorou sim, Susana, e já pediu repeteco!rs bjo e mto obrigado :)

      Excluir
  9. Bom demais esse waffle de churros com doce de leite!

    Baby Back Ribs

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Me lembro bem dessa receita lá no prato fundo. É quase um pecado essa combinação. Lindas fotos como sempre Richie.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é maldade essa combinação!rsrs Mto obrigado, Augusto! Abraço!

      Excluir
  11. Acabei de fazer em casa, meu Deus maravilhoso, tive que fazer três receitas. Aprovado, sem querer ser chata faz a receita do biscoito lua de mel, por favor, beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irenice, minha mão não quis compartilhar a receita ainda!rsrs Mas vou convencê-la, pode deixar!
      Beijo e muito obrigado por testar! :)

      Excluir
  12. Ritchie.. eu amo de paixão tuas receitas e nao posso deixar de observar que elas ficam mais gostosas ainda nas suas fotos maravilhosas!
    Gostaria de te perguntar que câmera você utiliza? Grande abraço. Franciely

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Oi Fran, tudo bem? Muito obrigado! A câmera que uso é uma Canon Rebel XTi meio velhota, a Linha Rebel evoluiu bastante, super recomendo!

      Abraço!

      Excluir
  14. Ficaram lindos e com doce tem que estar uma delicia.
    bj

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Eu nunca passei manteiga com açúcar e canela... deve ficar uma delícia!!! Gostei!!!
    Abraços fraternos e quaresmais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica incrível Roselia... e a proporção líquido - sólidos dessa receita deixa uma textura de donut muito melhor do que aquela de panqueca americana das receitas comuns de Waffles! bjo e mto obrigado!

      Excluir
  16. Richie, vc tem mais algum post sobre aquele casamento? eu to sonhando com aquelas trufas e mini cheesecake e brownie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, acabeinão postando ainda as outras receitas... mas vou buscar as fotos e tento postar por aqui ou pelo Facebook, ok? Muito obrigado! :)

      Excluir
  17. Têm um aspecto INCRIVEL !
    Este blog tem alguns dos melhores pratos doces que tenho encontrado ! Parabéns =D

    http://ervilhasprimavera.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela receita :)
    única que consegui fazer na maq de waffles, e ficou fantástica!!!!

    fotos lindas, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  19. Richie, vc n pode passar a receita que os waffles ficam mais crocantes? Os que eu fiz ficam moles que nem panquecas, uma decepção só rs

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Adorei o seu blog e as suas receitas!
    Gostaria de saber qual é a marca da máquina de waffle que vc usa. Não tenho muito conhecimento e não queria dar um mergulho no abismo. Já comprei coisas sem conhecimento e me arrependi amargamente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns.
    Simplesmente perfeito, tanto a receita quanto o blog...
    Fiz e ficou maravilhoso, ansiosa para testar outras receitas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeee, que bom, Erica! Bjos e muito obrigado por confiar! :)

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Troquei o leite por buttermilk e a massa ficou mais fofinha. Delícia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P