Waffles de Banana e Chocolate


Olás, tudo bem com vocês?
Eu to feliz! Finalmente comprei uma máquina de assar waffles e desde então ando experimentando tantas receitas que os cafés da manhã aqui de casa estão cada dia mais caprichados! Descobri que existe uma infinidade de tipos de waffles, desde alguns bem parecidos com tradicionais panquecas americanas [bem fofinhos e neutros] quanto outros que lembram massa choux ou que levam fermento biológico ou que ficam durinhos e crocantes como casquinha de sorvete.
A receita de hoje, primeira por aqui, é das mais simples: basta misturar todos os ingredientes, aguardar a massa descansar um bocadinho e pronto, assar os waffles. Dá para comê-los puros, com manteiga, mel ou calda, ou com frutas frescas, como eu preferi. Dá para utilizar uma máquina mesmo ou aqueles ferros de fazer waffles na boca do fogão - eu comprei uma máquina porque tenho o péssimo hábito de conseguir queimar até misto quente naqueles ferros, e os preços são bem parecidos. Ah, e dá para guardar os waffles que sobrarem [se sobrarem] e reaquecê-los na própria máquina [ou ferro]. E aqui vai um dica que já descobri, mesmo com minha pouca prática em waffles: na hora de reaquecê-los, polvilhe o waffle com açúcar dos dois lados, antes de colocar na máquina. Ele vai ficar fofinho por dentro, crocante por fora e ainda com uma casquinha de açúcar caramelizado que dá toda a graça, vai por mim!
Espero que gostem :)


Waffles de Banana e Chocolate
[receita retirada daqui,  rende 5 waffles redondos grandes]

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1 e 2/3 xícaras de leite;
2 ovos;
6 colheres de sopa de óleo vegetal;
2 bananas nanicas maduras, amassadas;
1/2 xícara de gotas de chocolate [usei amargo 70%, picado em pedacinhos].

Fatias de banana e outras frutas frescas, mel e raspas de chocolate,para servir.
Manteiga para untar a máquina de waffles.

Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande até conseguir uma massa uniforme. Deixe descansar por 5 minutos.
Aqueça a chapa de waffles, untando com um pouquinho de manteiga.
Espalhe aproximadamente 2/3 de xícara de massa na chapa e feche a máquina. Espero o tempo de preparo indicado no manual [eu faço na temperatura mais alta, pois gosto dos waffles bem dourados, por uns 4 minutos. Retire o waffle com cuidado. Prepare os outros da mesma forma.
Se preferir servi-los todos juntos, você pode manter os waffles quentes, dentro do forno ligado bem baixinho, enquanto prepara os outros.
Sirva quente com frutas frescas, raspas de chocolate, mel e o que mais preferir.

Comentários

  1. Olá Richie!
    Preciso me sentir feliz tbm, estou precisando de uma máquina
    dessa urgente, rsrs.
    Os teus waffles estão perfeitos, como sempre vc arrasa!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréa, tudo bem? Muito obrigado pelo comentário e pelo carinho!
      bjo

      Excluir
    2. Boa tarde! Tudo bem? As bananas só podem ser nanicas ou podem ser de outro tipo? Eu estava procurando uma receita de waffles de banana havia 3 dias e só hoje achei a sua! Um beijo e obrigada!

      Excluir
    3. QUalquer tipo, Luciana, desde que bem maduras [menos banana da terra, né?]
      Bjo, eu é que agradeço a visita!

      Excluir
  2. Eu estou à espera de uma máquina dessas. Este natal foi a máquina de fazer pão. Vamos ver o que se segue? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Filipa, tudo bem? Olha, de pão eu não quero não, mas minha proxima aquisição vai ser, sem dúvida uma sorveteira! hehehe bjo e mto obrigado!

      Excluir
  3. Oi! Adoooro seu blog. Satisfação garantida!
    Fiquei curiosa pela receita do waffle crocante, porque aqui em casa o marido sempre faz aquele comentário frustrado depois da primeira mordida: "Hum, achei que era crocante..." (ninguém merece! rs)
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Excelente para um pequeno-almoço mais demorado.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  5. Richie, estas fotos acabaram comigo, to indo pra cozinha comer alguma coisa pra me consolar.Beijos querido, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Noooooooossa, mas tá de parabéns. Acabei de fazer aqui em casa sem as bananas e o chocolate, para testar a massa; eu já fiz diversas massas e essa é, de longe, a melhor e mais fácil. E como ela é neutra, é uma tremenda coringa. Obrigada por compartilhar! :)

    ResponderExcluir
  7. Wowwww..amo waffle e essa receita esta incrivel.. estou na saga para escolher minha maquina tambem ( aqui em casa so rola os congelados vendidos no mercado), por favor , fale mais da maquina,marca, preço, local da compra etc...
    Obrigada!!!

    P.S. adoro todo o blog..abracos!

    ResponderExcluir
  8. Fiz de novo no último fim de semana, ficou uma delícia! obrigada, boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Fiz meia receita e deram 5 waffles então calculo que a receita toda dê 10, fiz a receita bem certinha só esqueci da canela mas adicionei algumas gotas de baunilha e ficou muito gostoso, foram as melhores que já fiz, amamos!

    ResponderExcluir
  10. Pode trocar o chocolate em gotas por chocolate em pó solúvel? Em que quantidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P