terça-feira, 20 de agosto de 2013

Key Lime Pie


Olás, tudo bem?
A Key Lime Pie é uma torta típica de Florida Keys, um arquipélago no litoral da Florida, sudeste dos Estados Unidos. Feita com massa de biscoito triturado, leite condensado, ovos e suco de pequenos limões verdes [chamados em inglês de 'Lime' - 'Lemon' é só o limão amarelo], acredita-se ter sido criada pelos pescadores das ilhas e hoje, devido à sua fama, é considerada a torta oficial do estado da Florida [não é legal cada estado americano ter uma torta oficial?!].
Históricos à parte, momento-confissão: eu sempre tive o maior preconceito com essa torta. Achava uma versão exageradamente facilitada da francesa Torta de Limão e Merengue, que abusava de ingredientes prontos, como biscoitos esmigalhados e leite condensado. Key Lime Pie? Coisa de americano que adapta receita clássica e estraga tudo. Receita pra criança preparar.
E tudo bem, a Key Lime Pie pode ser quase tudo isso mesmo - iconoclasta, preguiçosa, sem muita técnica - mas é tão, tão gostosa que depois de provar o primeiro pedaço, quem liga pra clássicos e técnicas e complexidade, né? ;)
Então se você quer uma sobremesa fácil e inesquecível, aproveita essa receita: massa de biscoitos triturados é moleza, recheio com leite condensado é 'café-com-leite', e a cobertura você ainda pode escolher entre creme chantilly [baba, né?] ou merengue [mais complicadinho, mas ótimo para aproveitar as claras que sobram do recheio]. Eu fiz duas tortas, uma com chantilly e outra com merengue, e não consigo escolher qual a melhor!
Espero que gostem :)


Key Lime Pie
[receita retirada daqui, rende uma torta de 23cm de diâmetro]

Ingredientes para a massa:
200g de biscoito tipo 'Maria';
100g de manteiga sem sal, derretida.

Ingredientes para o recheio:
1 lata [395g] de leite condensado;
3 gemas de ovo;
1/2 xícara [120ml] de suco de limão verde [usei Thaiti];
2 colheres de chá de raspas de casca de limão.

Escolha a cobertura:
Se você preferir a cobertura de creme chantilly:
1 xícara de creme de leite fresco gelado;
2 colheres de sopa de açúcar;
Raspas de 1 limão para decorar.

Se você preferir a cobertura de merengue:
3 claras de ovo;
180g de açúcar refinado;
Raspas de 2 limões.

Prepare a massa:
Preaqueça o forno a 180 graus.
No liquidificador ou processador, triture os biscoitos até obter uma farinha grossa. Transfira para uma tigela, adicione a manteiga derretida e incorpore bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 23cm de diâmetro com essa mistura, apertando com as costas de uma colher para compactar a massa.
Leve ao forno por 10 minutos, retire e deixe esfriar enquanto prepara o recheio.

Prepare o recheio:
Na batedeira ou usando um fouet, bata as gemas por uns 2 minutos, até formar um creme fofo e pálido. Adicione o leite condensado e bata por mais 3 minutinhos, lembrando de raspar as laterais da tigela com uma espátula. Por fim, junte o suco e as raspas de limão, misture bem e recheie a massa preparada com esse creme.
Leve novamente ao forno por 15 ou 20 minutos, até o recheio firmar [balance levemente a torta para testar se o creme já firmou].
Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve para gelar [você pode cobrir a torta com plástico filme, se preferir] por pelo menos 2 horas, ou de um dia para o outro.

No momento de servir, prepare a cobertura:
Se você escolheu o creme chantilly:
Na batedeira, bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar até conseguir picos firmes. Cubra a torta com o creme chantilly usando uma espátula ou o saco de confeitar. Polvilhe com as raspas de limão e sirva.

Se você escolheu o merengue:
Leve as claras e o açúcar ao fogo em banho-maria por uns 4 minutos, misturando até o açúcar se dissolver completamente. Passe a mistura para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta até que se forme um creme branco, fofo, brilhante e com picos firmes. Adicione metade das raspas de limão e bata para incorporar.
Cubra a torta com o merengue usando uma espátula ou o saco de confeitar, se preferir. Polvilhe com as raspas de limão restantes e sirva.