terça-feira, 23 de abril de 2013

Hummingbird Cupcakes


Olás, como vai?
A receita de hoje é mais uma daquelas que dariam um bolo de camadas lindo lindo, mas que foi reduzida a cupcakes, já que aqui em casa [acredite se quiser] faltam bocas para devorar um bolo confeitado inteiro em poucos dias. O lado bom disso é que preparar cupcakes acaba sendo bem mais fácil, né? E o sabor é, essencialmente, o mesmo.
Hummingbird Cake significa, em português, Bolo Beija-Flor [eu particularmente gosto de adaptar o nome para 'Bolo Comida de Passarinho', mas chame como quiser]. É mais uma receita típica do sul dos Estados Unidos e consiste em uma massa enriquecida com pedaços de abacaxi, banana amassada, nozes pecã e coco ralado. Super saudável, né? E infinitamente mais gostoso que uma barrinha de cereal, diga-se de passagem.
A cobertura clássica desse bolo - feita de açúcar e cream cheese - já não é tão saudável assim, mas os bolinhos são deliciosos, mesmo puros! [eu decorei metade dos bolinhos, e a outra metade foi devorada sem cobertura!]. 
Os cupcakes sumiram tão rápido da minha cozinha, que fiquei pensando se não valia a pena ter feito o bolo grande mesmo! Espero que vocês também gostem :)



Hummingbird Cupcakes
[receita da Martha Stewart, rende 12 bolinhos]

Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
1/2 colher de chá de canela em pó;
1/4 de colher de chá de sal;
1/2 xícara [100g] de manteiga sem sal derretida;
1 xícara de açúcar refinado;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1 ovo mais 1 gema;
1 xícara de banana madura, amassada grosseiramente;
1/2 xícara de abacaxi fresco, picado em cubinhos;
1/2 xícara de nozes ou pecãs, picadinhas;
1/2 xícara de coco ralado.

Para a cobertura:
150g de cream cheese, em temperatura ambiente;
1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
1/4 de xícara [50g] de manteiga sem sal, em temperatura ambiente;
2 xícaras [220g] de açúcar de confeiteiro, peneirado.

Nozes ou pecãs picadinhas e flocos de coco, para decorar.
Canela em pó, para polvilhar.

Prepare os bolinhos:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Forre 12 forminhas para cupcakes com forminhas de papel e reserve.
Em uma tigela média, misture a farinha, o bicarbonato, a canela e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, a baunilha e o açúcar por 2 minutos. Adicione os ovos, e continue batendo, em velocidade média, até conseguir um creme claro e fofo [uns 3 minutos].
Em outra tigela média, misture a banana, o abacaxi, as nozes e o coco ralado. Adicione essa mistura à de ovos e mexa com uma colher grande, para incorporar. Adicione a mistura de farinha e incorpore bem.
Divida essa massa nas forminhas preparadas, ocupando 2/3 do seu volume. 
Leve para assar por 25 ou 30 minutos, girando a assadeira dentro do forno, depois de 20 minutos, para que os bolinhos dourem por igual. 
Faça o teste do palito: enfie um palito de madeira no meio de um dos bolinhos - se o palito sair limpo, estão prontos.
Retire do forno, deixe os bolinhos esfriarem por 5 minutos dentro do forno, desenforme-os e deixe que esfriem completamente sobre uma gradinha.

Prepare a cobertura:
Na batedeira, com o garfo tipo 'leque' [ou 'pá']e em velocidade mpedia, bata o cream cheese e a baunilha até ficar bem cremoso [por uns 2 minutos]. Sem parar de bater, adicione a manteiga aos poucos.
Diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando o açúcar peneirado, até formar um creme leve e homogêneo e conseguir consistência para decorar [vai muito do seu gosto pessoal].
Passe a cobertura para um saco de confeitar com bico liso [ou mesmo com uma pequena espátula] e decore com as nozes e o coco ralado. Polvilhe canela e sirva.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Torta Rústica de Peras



Olás, tudo bem? 
E não é que as coisas mais simples continuam me impressionando?!
As tortas estão sumidas por aqui, né? É que eu ando com uma preguiça gigantesca de abrir massa, forrar fôrma, cobrir com papel e feijões, assar, descobrir, rechear, assar outra vez, esperar esfriar... até escrever sobre isso me cansa, nesses dias. Bolo recheado, então, nem se fala! Mas uma hora a vontade de doce aparece e aí não tem como escapar - e lá estou eu folheando os livros de receita. 
Ao escolher essa torta - tão fácil que nem precisa de fôrma - não teve como não pensar 'puts, tô escolhendo a receita mais sem graça do livro todo!'. Já fiz torta de peras na casa dos meus avós uma vez e o resultado deixou muito a desejar, mas a linda foto no livro e, claro, a facilidade do preparo me convenceram, então voltei do trabalho com uma sacolinha de peras maduras. 
Em menos de uma hora [de preparo mais tempo de descanso/forno] a torta saiu do forno, dourada, cheirosa e brilhante. E o sabor, de sem graça não tinha nada! As pera suculentas ficaram avermelhadas e macias de açúcar, baunilha e canela [imagina o aroma disso assando?!], mas conseguiram manter e  intensificar seu gosto tão delicado, sem se perder. E convenhamos que a massa crocante, parecida com biscoito amanteigado, envolvendo as fatias da fruta cozida, só fez aumentar minha surpresa com a combinação equilibrada e perfeita desse doce. Fácil de fazer, sem etapas trabalhosas, poucos ingredientes, resultado delicioso e de encher os olhos - precisa mais?
Espero que gostem!



Torta Rústica de Peras [para dias preguiçosos]
[retirada do livro Sweety Pies]

Massa:
1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo [esse 1/3 substituí por farinha de amêndoas, mas não precisa];
1 colher de chá de açúcar;
1/4 da colher de chá de sal;
1/2 xícara de manteiga gelada picada em cubinhos;
3 colheres de sopa de creme de leite.

Recheio:
1 xícara de açúcar [usei 2/3 de xícara - varia conforme a doçura das frutas e o seu paladar];
2 colheres de sopa de amido de milho;
1 colher de sopa de canela em pó;
4 pêras [usei a comum, willians], descascadas e cortadas em fatias não muito finas [mais ou menos meio centímetro de espessura;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

1 clara de ovo levemente batida, para pincelar;
Açúcar para polvilhar.

Preparo da massa:
Em uma tigela misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte os cubinhos de manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos, até formar uma farofa úmida. Adicione o creme de leite, uma colherada por vez, amassando somente o necessário para formar uma bola de massa. Achate essa bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio:
Misture, em uma tigela grande, o açúcar, o amido e a canela. Junte as peras fatiadas e o extrato de baunilha e misture delicadamente com um garfo para envolver as fatias no açúcar sem despedaçá-las. 

Montagem:
Preaqueça o forno a 170 graus.
Com o rolo, abra a massa sobre o verso de uma assadeira retangular grande,  polvilhada de farinha, até conseguir um retângulo de uns 20 por 27 [você pode abrir a massa sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e depois transferi-la para a fôrma, enrolando a massa no rolo, mas achei mais fácil abrir diretamente no fundo da fôrma].
Espalhe as fatias de pera sobre o centro da massa [enfileiradinhas ou ao léu, depende da sua paciência], deixando uma borda de 4cm ao longo das laterais. Dobre essas bordas sobre o recheio, pincele as bordas com a clara de ovo e polvilhe açúcar.
Leve ao forno por 20 minutos, até a massa dourar e o recheio borbulhar.
Sirva morna ou fria.