Minny's Chocolate Pie


Olás!
Quem ficou com água na boca vendo os pratos típicos da cozinha do sul dos Estados Unidos no clássico Tomates Verdes Fritos vai adorar Histórias Cruzadas [The Help], um filme que, com emoção e leveza, aborda o preconceito e a luta pela igualdade dos direitos civis, além de encher os olhos da gente com as delícias da culinária sulista.
Dentre essas delícias a torta de chocolate da Minny, uma empregada doméstica divertida e impulsiva do Mississipi, ganha papel fundamental no desenvolvimento da história. E claro que, assim que o filme acabou, eu já estava na cozinha assando um exemplar da famosa torta.
A receita que consegui é da Lee Ann Flemming, a padeira e colunista que fez as 53 tortas de chocolate usadas nas filmagens de Histórias Cruzadas, e posso dizer que apesar de seu preparo ser muito simples [provavelmente você deve ter todos os ingredientes em casa], seu sabor é incrivelmente gostoso! 


Torta de Chocolate da Minny
[Minny's Chocolate Pie, daqui]

Para a massa, usei a mesma receita daqui.

Para o recheio:
1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado;
3 colheres de sopa de cacau em pó de boa qualidade;
1/4 de xícara de manteiga derretida;
2 ovos levemente batidos;
1/4 de colher de chá de sal;
3/4 de xícara de leite evaporado*;
1 colher de chá de extrato de baunilha.

Creme de leite fresco batido em picos firmes, para  decorar servir.


*Como não temos esse produto no Brasil, preparei o leite evaporado em casa. É simples: se a receita pede 3/4 de xícara de leite evaporado, tome o dobro dessa medida de leite fresco e cozinhe-o, em panela larga e sem tampa e em fogo bem baixinho, até que ele reduza pela metade. Se na sua cidade não tiver como comprar leite fresco, cozinhe uma medida de leite de caixinha mais 1 medida de creme de leite fresco misturados.

Preparo:
Prepare a massa como indicado no link, e com ela forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, apertando as beiradas de leve com um garfo. Faça furos na massa com o garfo e reserve no freezer.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma tigela misture o açúcar, o cacau e a manteiga derretida. Adicione os ovos e bata na batedeira [eu bati com um fouet, mesmo] por 3 minutos. Adicione o sal, o leite evaporado e a baunilha e misture.
Retire a fôrma preparada do freezer e preencha com a mistura. Leve ao forno por 45 minutos. Durante o tempo de cozimento se você notar que as beiradas da massa estão ficando douradas rapidamente, proteja-as com papel alumínio e continue assando, até o recheio ficar firme nas bordas mas mole no meio.
Deixe esfriar completamente.

Você pode servir a torta em temperatura ambiente ou gelada, coberta com creme de leite fresco batido.

Comentários

  1. Já estou eu aqui babando no seu blog!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito curiosa com essa torta, tenho que fazer! Fotos lindas, Richie! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, Luna! E me conta se gostar :)
      Ela na verdade é uma versão "chocolatada" da Chess Pie americana, essa aqui: http://acozinhacoletiva.blogspot.com/2011/07/chess-pie.html

      Excluir
  3. Delicia esta torta hein Richie!! Não vi ainda o filme, mas tou lendo o livro e adorando!:) Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não é nenhuma obra-prima, mas é muito divertido! E dá fome!rs
      Quero ler o livro tb, disseram que é infinitamente melhor! bj

      Excluir
  4. Oi Richie
    Eu amei o filme e tava doida atrás da receita da torta da Minny, nem precisa falar que depois do filme sempre que eu ver uma torta de chocolate vou me lembrar "daquela" torta....hehe
    A sua ficou linda!! Já salvei na minha lista das receitas para fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Alessandra, pode fazer tranquila pqor que essa não é exatamente igual a que a Minny preparou hehehehe

      bjo!

      Excluir
  5. Perfeita...
    Ainda não assisti, vou hoje mesmo, tentar ver onde posso locar!
    Só de ver as fotos dessa maravilha fiquei com água na boca, meu Deus!! É simplesmente perfeita, vou faze-la no FDS! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, o filme está no cinema ainda! Corre pra ver! E que bom q gostou da torta.. se fizer me diz o que achou, tá?
      bj

      Excluir
  6. Que tarte tentadora, vou ficar com vonstade de saboreaObrigada pela partilha
    :)

    ResponderExcluir
  7. kkkk... nossa Richie!! AdoOoro um filme no cinema, mas faz
    um bom tempo que não vou (ganhei bebê recentemente), nem sabia
    que estava em cartaz! Rs! Esse (filme) vale a pena fazer um
    esforço, assim que preparar essa deliciosa torta te falo sim!
    Obrigado, bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, parabéns pelo bebê! :D Imagino a correria louca que deve ser, né? bj

      Excluir
  8. Linda a torta! Adoro observar comidas de filmes. Um doce que vi num filme e ainda vou fazer são os capezzoli di Venere. Aparecem em Amadeus e também em Chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, obrigado! Eu lembro de vc falar dos Peitinhos de Vênus! Não parece fácil rs

      Excluir
  9. Olá Richie!
    Vim parar agora mesmo ao seu blog e fiquei doida com esta tarte de chocolate! Que bom aspecto :)
    Vou espreitar os seus outros posts.
    Cumprimentos de uma blogueira do outro lado do Atlântico ;)
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresa, bem vinda! Espero qur goste das receitas e vire freguesa! Mto obrigado pela visita!

      Excluir
  10. Que ideia legal Richie! Adorei este post :) e a torta de fato tem cara de ser maravilhosa. Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, que bom q gostou! A torta me rendeu bons momentos, viu? Assim como o filme. Bjo!

      Excluir
  11. Olá Richie!
    As imagens de suas sobremesas são incríveis, fico imaginando o sabor de cada uma delas. Parecem todas deliciosas. E tudo isso preparado numa cozinha de república! Você está de PARABÉNS! Seu blog é lindo.
    Elogios a parte, eu tenho uma dúvida: Você assa suas tortas em pratos? Não há o risco de quebrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla! Fico feliz que as fotos estejam agradando, pq dao um trabalho, viu? rs Ainda mais em dias nublados.
      Quanto à duvida, os americanos assam suas tortas em uma fôrma especial chamada de deep dish, isto é, prato fundo, devido ao formato delas. Como ainda nao achei uma dessas, comprei um prato fundo bem fundo e refratario para assar as tortas típicas americanas e para ficarem mais ou menos com a mesma cara das originais.

      Excluir
  12. Se não tiver vaga de arquiteto, vc aceita uma de doceiro?? :)

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gábs! Lembrei de vc ao provar essa torta! Aposto que vai gostar! Quanto à vaga, acho q ser doceiro deve ser bem mais divertido, né? rs bjo!

      Excluir
    2. Hehehe :) que bom que lembrou de mim!
      Como foi o show??

      Agora eu estou viu fazer bolinho mousse de novo ;D
      Mas vou prestar atenção aos ingredientes e tentar ela durante a semana.
      bj

      Excluir
    3. Ah! por acaso vc fez bolinho mousse de novo?

      Excluir
  13. Nooossa Richie, que espetáculo de torta! Deu água na boca!!!
    E as fotos sempre incríveis, faz a gente ficar com mais vontade ainda...
    Tenho sentido sua falta por aqui, imagino que esteja na correria pós-formado, acertei??? hehehe
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, td bem? Digamos que estou em uma pequena crise de identidade..rs bjo e obrigado!

      Excluir
  14. Encontrei este blog e ao ler algumas coisas identifiquei-me logo! Sou finalista de arquitectura em Lisboa e tenho uma paixão enorme por cozinha. Esta semana vou entregar o meu trabalho final de arq. e em Março vou seguir um novo rumo: começo um curso de 15 meses de Gestão e Produção de Cozinho.
    Outra coincidência foi o facto de ter visto esse filme ontem. Vou ficar com a receita! Se quiser visite o meu blog em http://doispunhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JF, tudo bem? Somos colegas então, né? hehe na profissão e no hobbie, pelo jeito. Mto bononitas suas fotos! E boa sorte no seu novo rumo!

      Excluir
  15. Ficou maravilhoso! Está anotada a receita.
    Beijos,
    www.blogmago.com.br

    ResponderExcluir
  16. adoro essas receitinhas ..são tudo de bom...muito boas mesmo..parabens a sua ficou divina ..eu hoje tenho carne moida e presentes café pilão bjão

    ResponderExcluir
  17. Richie vc abala bangu sempre!!!!
    Além de excelente doceiro e gentil, fofo e prestativo. A dica do leite evaporado foi linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dricka, nao sou tão gentil assim nao hahaha. Mas que bom q a dica foi útil. bjo

      Excluir
  18. Richie,

    Primeiro queria dizer que adoro o seu blog e as suas receitas.E também agradecer a super dica do leite evaporado, vou agora mesmo fazer essa torta deliciosa.Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, eu q agradeço pelas palavras e pela visita. Me conta se gostar da torta, tá?

      Excluir
  19. Vixe Mariaaaaaa....Richie vc quer nos matar????
    O que é issoooooo ??????Nunca vi nada parecido!!!E olhe que nem li a receita ainda hemmmmm....manheeeeee quero essa torta!!!!!
    O visual desse doce é qualquer coisa absurdamente tentador!!!!
    Agora, vou vêr a receita,depois te conto o que deu, se consegui fazer essa obra de arte dos Deuses....de comer rezando!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao quero matar ninguem nao! hahaha
      Aproveita que é facinha de fazer, Lucy! :)

      Excluir
  20. Este blog é uma verdadeira fonte de inspiração! Fico maravilhada a cada novo post.

    Aproveito para partilhar o meu espacinho: http://ascavalitasdovento.blogspot.com/. É polvilhado com pozinhos mágicos e tratado com muito carinho. Espero que seja do seu agrado e, se assim for, gostaria que se tornasse meu seguidor.

    Um grande beijinho,
    Joana

    ResponderExcluir
  21. Oi Richie!
    A torta é linda, uma perdição... E a dica do leite evaporado é preciosa! Certa vez li que é possível fazê-lo com leite em pó, misturando metade da água que normalmente se adiciona, já que o leite evaporado nada mais é que o leite que perdeu 60% da água da sua composição. Ainda assim, prefiro os processos naturais, com menos química possível, por isso gostei tanto da sua dica!

    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia, eu já tinha ouvido falar da dica do leite em pó, porém uma vez estava fazendo um bolo e estava sem leite em casa... troquei por leite em pó diluido e nao deu muito certo nao.. alem de ele ter um gosto caractristico demais, na minha opiniao.
      Mas se vc tentar e der certo me conta, please! bj

      Excluir
  22. Oi Richie,
    Que blog gostoso..
    Tenho planos de assistir esse filme no próximo final de semana e vou deixar pra experimentar a torta depois disso.
    Só uma dúvida, esta torta mantém a sua "deliciura" gelada?
    Beijos, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, que bom q gostou!
      Ela mantem a "deliciura" gelada sim hehe

      bjo!

      Excluir
  23. Começo a me arrepender de não ter vindo aqui antes de preparar as sobremesas do fim de semana! Está com uma cara deliciosa essa torta, e parece super fácil de fazer!! Só não sei ainda onde conseguir leite fresco :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mylena, na falta do leite fresco dá pra usar metade da medida de leite integral + metade de creme de leite fresco. :)

      Excluir
  24. rapaz, eu adoro esta torta. e não a como faz muito, muito tempo. tinha um restaurante no rio que servia isto, quando lá morei. depois tiraram do cardápio, alegando que ninguém pedia. deixei de ir no restaurante, pois era a melhor coisa da casa...
    forte abraço. vou tentar copiar esta receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wair, que deixou de fazer a torta porque ninguém pedia certamente nao assistiu aquele filme "Um beijo roubado" [My blueberry nights], né? Tenta sim!

      Excluir
  25. Que delicia de torta Richie, mais bacana ainda é ver que apareceu no filme e a mulher segurando hahaha muito bom,parabens.
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, adoro comidas de filmes! E a dona da receita dessa torta foi food stylist do filme, imagina q legal? bjo!

      Excluir
  26. essa receita é muito muito gostosa! e olha que a minha queimou hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlo, sério que queimou?! Poxa, seu forno deve ser mais forte que o meu hehe

      Excluir
  27. Oi, Richie! EM relação a manteiga da massa, pode ser a com sal msm? OU tem que ser sem sal? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olás! Se vc usar a com manteiga com sal, não precisa adicionar sal à massa, e fica tudo certo :)

      Excluir
  28. Ahhh, que legal!!!

    Adorei o filmes, as atrizes são nota 10, a Viola merece o Oscar, e a torta, puxa...que máximo! Ótima ideia a sua!

    ResponderExcluir
  29. Adoro suas receitas, ver essa foto é uma tortura! Não tenho muita habilidade com doces, e fiquei com uma dúvida: Vi que a massa da sua torta é marrom, mas a receita do link da massa não tem nada escuro. Você adicionou mais algum ingrediente?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, nao entendi.. a massa é amarelinha, dourada pelo forno só. Se o marrom que você diz é essa casquinha, não é a massa, é o recheio que fica assim, e é marrom pelo cacau. Acertei?

      :)

      Excluir
    2. Que lerda, agora eu vi. Eu jurava que você tinha colocado a massa na cobertura tb (eu não li isso, foi fruto da minha imaginação, srsr). Obrigada por responder (a pergunta boba, aha).

      Excluir
  30. Oi, tudo bem?
    Sabe a torta búlgara? Achei a consistência bem parecida com a desta torta pela foto. Estou certa?
    Vou testar o mais rápido possível. Bjo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá vc poderia enviar a receita da torta bulgara também,please

      Excluir
  31. Oi Tays,
    eu nunca comi a torta búlgara.. uma vez fiz um bolo hungaro que disseram ser parecido com essa torta, mas nao sei.. a textura dessa torta me lembra um brownie super úmido, na verdade.
    Testa e me conta! bj

    ResponderExcluir
  32. Cadê você????? Adorava visitar seu blog e ver sua criatividade. Graças as suas dicas, comecei a me aventurar na cozinha. Já fiz várias receitas, todas deram super certo!!!! Não suma.... Bjs Ana Pfeiffer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem? Eu atraso, mas não sumo! hehe bjo e obrigado pelo comentário fofo!

      Excluir
  33. muito bom o blog *adc aos favoritos kkkkk *-*

    ResponderExcluir
  34. Assisti esse final no final de semana e achei o filme maravilhoso. A torta da Minny parecia maravilhosa e agora que você passou a receita vou tentar fazer o mais rápido possível. Adorei! Karin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karin, não é mesmo bonitinho o filme? hehehe Tente sim, e me conta se aprovar! bj

      Excluir
  35. Richie, amei executar a receita da torta, a ótima dica de como fazer o leite evaporado e principalmente publicar no meu blog.
    A receita foi testada e aprovada com louvor!!! Quem experimentou elogiou e muito!!!
    Beijão e obrigada pela visita lá no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico mto feliz, Jana! E eu que agradeço pela visita e pelo teste! bjao

      Excluir
  36. Bem vinda de volta! rs Alice, que legal, leite evaporado de verdade! Eu lembro que quando tinhas uns 12 anos a Nestlé lançou o leite evaporado por aqui.. chamava Leite Ideal, e vinha em latinhas. Tenho até um rótulo guardado no meio de uma revista. Mas acho que não vingou :S
    bjo

    ResponderExcluir
  37. Ontem eu fiz a torta na pensão onde moro atualmente (estou fazendo intercâmbio em Coimbra) e... não deu sequer para deixar esfriar. Acabou ainda quente.

    Fez tanto sucesso que, para aproveitar logo o resto do leite evaporado (sim, aqui ele é vendido), hoje fiz ela novamente. E, mais uma vez, acabou antes de esfriar.

    Enfim, adoro seu blog e estou sempre por aqui (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, que ótima notícia! Duas tortas acabando antes de esfriar, esse é o melhor retorno que o blog pode me dar!hehe

      Mto obrigado pelas palavras e por testar!

      Excluir
  38. Tô com medo de fazer essa torta =.='
    Lembra da torta que ela deu pra patroa dela? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer tranquila hahahaha Essa receita tem um ingrediente a menos que a do filme ;)

      Excluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Para você ver como o blog tá ficando importante na minha cotação... só assisti o filme por causa da sua torta e fiquei esperando que ela desse o ar da graça *.* E quando apareceu, que prazer de ver aqui... igualzinha. Você trabalha com perfeição
    Parabéns ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Esthela, espero que tenha gostado do filme, então! :) Obrigado pelo comentário, bjo pra vc!

      Excluir
  41. Richie, oi de novo! Não vi o filme, mas li o livro. E, no livro, tem uma passagem engrassadíssima com a famosa torta de chocolate...hahaha. O livro é incrível e o li em uma sentada! Amei ver a receita da torta aqui! Grande idéia!! E que foto tentadora!! Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô louco pra ler o livro, Marina! E no filme essa passagem também existe hahaha. Mas fica tranquila que essa receita não é tão igual à da história ;)

      bjao

      Excluir
  42. Oi moço,encontrei seu blog por acaso e testei essa receita. Não tenho mãos de fada e logo errei a quantidade de leite do recheio,tentei consertar e coloquei farinha de trigo,resultado,virou um mingau.Mas adorei a receita e pretendo faze-la de novo,mas voce pode me explicar melhor como é o ponto do recheio?é super liquido mesmo?posso trocar o leite vaporizado por creme de leite?agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima [hehe] é realmente líquido o recheio.. ele ganha consistência no forno. Sobre usar o creme de leite ao invés do leite vaporizado, eu nunca testei, uso sempre esse método de reduzir o leite. Não tem erro!

      Obrigado por testar, e boa sorte na próxima tentativa! :)

      Excluir
  43. Assisti o filme essa semana e, aproveitando o friozinho de hj, procurei a receita... Muito obrigada! Fiz um sucesso na festinha da casa de uma amiga! Aproveitei e compartilhei com elas seu blog no Facebook!

    PS: AMO FILMES COM COMIDAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaarina, obrigado pela propaganda do blog! hehehe
      Que bom que a torta fez sucesso aí, fiquei feliz em saber!

      Obrigado por testar :D

      Excluir
  44. Incrível esta torta! Na próxima dobrarei a receita, pois minha forma tem 21,5 cm e achei que ela ficou um pouco baixa, mas o sabor, delicioso! Obrigada por compartilhar esta delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, dobra sim! Mto obrigado por testar e aprovar a torta, bjo! :D

      Excluir
  45. A-M-E-I este blog. fiz a receita com mais 5 amigas e ficou ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do blog e que a receita deu certinho, Raphael!
      Obrigado pela visita e volte sempre!

      Excluir
  46. Esta tarte esta com um aspeto divinal! Vou de certeza fazê-lá ;) só tenho uma questão: quando diz 1/4 xícara de manteiga e 1 e 1/2 xícara de açúcar quanto e em peso mais ou menos? E que sou de Portugal e não tenho bem a noção xD já agora, parabéns pelo seu blog fabuloso :D p.s: de uma vista de olhos no meu blog: http://alfazema-chocolate.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É deliciosa, Fafie! Olha, 1/4 de xícara de manteiga é 50g, e 1 xícara de açúcar equivale a 160g.
      Espero que goste da torta, beijo pra vc!

      Excluir
  47. Richie, acompanho seu blog há algum tempo, mas essa é a primeira vez que comento aqui, pois essa torta ficou divina!! Assim que assisti o filme (que também é maravilhoso, por sinal) saí em busca da receita da tal torta e não é que acabei caindo no seu blog de novo?!
    Obrigada pela receita, certamente farei mais vezes! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha eu tb saí caçando a receita, Luciana, atrás da food-stylist do filme! Que bom que deu certinho a torta!

      Muito obrigado e abraço!

      Excluir
  48. Oi Richie,

    Pretendo fazer esta torta nessa semana, mas fiquei com uma dúvida: não é necessário pré-assar a massa da torta? Antes de colocar o recheio e voltar ao forno?

    Pergunto pois conheço outras receitas em que essa etapa é necessária e fiquei com medo de a massa não assar apropriadamente.

    Obrigada
    Abs
    Giuliana

    ResponderExcluir
  49. Babei, vou fazer para experimentar. :)

    ResponderExcluir
  50. Fiquei com vontade de ver o filme, a torta então vou sonhar com ela certeza!
    Amanhã vou atrás do leite fresco!

    bjs

    ResponderExcluir
  51. Adorei o filme e adorei essa receita, vim procurar logo após ter assistido, já é a terceira vez que faço e é impressionante como dá certo! Só que agora vou experimentar com autêntico leite evaporado que comprei em uma viagem pensando nessa torta :) parabéns, você é 10!

    ResponderExcluir
  52. Preciso muito testar essa receita! Mas tenho uma dúvida... será que eu poderia preparar tudo e congelar a torta pra assar depois?

    ResponderExcluir
  53. ADORO, ADORO, SIMPLESMENTE, ADORO o seu blog, na minha opinião é um dos melhores que eu conheço! PARABÉNS E OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  54. Vou fazer!!! Tortas de chocolate são sempre deixadas de lado para irmos pro limão ou morangos... hehehe

    ResponderExcluir
  55. 3 duvidas:
    -a massa é pegajosa, tipo quase tem que ´passar' ela na forma?
    -assa em forno a 180 graus?
    -o leite evaporado (a versão com creme de leite para quem não acha leite fresco) cozinha quanto tempo antes de usar?

    abçsss!

    ResponderExcluir
  56. Dúvida:
    - que medida posso usar de padrão para o leite de cachinha e o creme de leite fresco, para substituir o leite evaporado?

    ResponderExcluir
  57. Acabei de fazer, Richie! Não consegui esperar esfriar e fui atacando. Ficou desmoronada, mas absurdamente gostosa. Obrigada pela receita.

    ResponderExcluir
  58. Estou aqui sofrendo, pq eu super quero fazer as tortas da miiindy.. Mas tô com um problema de cidade pequena, não sei onde encontrar leite fresco e aqui nunca na vida toda, teria creme de leite fresco. como faaaz???

    Parabéns pelas receitas, vivo babando por aqui e já fiz algumas d=)

    ResponderExcluir
  59. Ai adorei, estava morrendo de vontade de comer essa torta quando assisti The help!

    ResponderExcluir
  60. Olá, adorei essa receita, só que moro em um tipo de interior que só acho leite fresco com um quarto de água, e creme de leite fresco então, nem pra remédio. Então decidi fazer essa receita com creme de leite UTH, não sei se ficou o mesmo gosto, mas estava muito boa... só não ficou tão molhadinha como na foto, mas acho que foi porque eu exagerei um pouco no forno!!

    ResponderExcluir
  61. Fiz e recomendo. A receita da super certo e o sabor é maravilhoso. Usar uma bola de sorvete de creme como acompanhamento é sucesso.

    ResponderExcluir
  62. Ola!! Quando vc fala uma medida de leite de caixa e uma medida do creme de leite fresco para fazer o leite evaporado. Que medidas são essas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max! No caso seria 3/4 de leite mais 3/4 de creme de leite, que somados dá o dobro da medida pedida na receita, e que vai reduzir no fogo.

      Obrigado!

      Excluir
  63. Como fiquei feliz ao achar a receita da Minny. A minha noite se tornou mais feliz.

    ResponderExcluir
  64. Moro em Portugal, aqui tem leite evaporado mas é MUITO DIFÍCIL achar cacau em pó e o que achei era de 0 qualidade... não tinha gosto de nada, será que da certo trocar por chocolate derretido?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P