Tortinhas de Frango ao vinho e R$1.500,00 em compras!


Aqui estamos na segunda semana do Concurso Cultural "Rubbermaid organiza sua cozinha, sua casa e sua vida". Semana passada preparei um pavê, e para essa segunda receita resolvi radicalizar com uma versão salgada do que mais gosto de fazer na cozinha: tortas.
Lembrando que nessa semana começa uma nova votação, e quem votou semana passada pode votar novamente e aumentar as chances de ganhar o vale-compras de R$1.500,00 nas lojas Etna, Americanas ou Submarino. Para participar é muito sumples:


1. Faça seu cadastro clicando em www.rubbermaidbrasil.com.br/concurso/cadastro;
2. Entre no blog da Rubbermaid clicando em http://www.rubbermaidbrasil.com.br/blog/2011/11/14/concurso-cultural-rubbermaid-votacao2-fase-3/  e vote na receita d'a Cozinha Coletiva, respondendo à pergunta:  Qual foi a melhor dica de cozinha que alguém já te deu? Por quê? e dizendo "voto nas tortinhas d'A Cozinha Coletiva"! [só vale um voto por semana, ok?].


Agora vamos às tortinhas!
Os ingleses são famosos por cobrir cozidos de carne com massa e levar ao forno - quem nunca ouviu falar na estranha torta de carne e rins inglesa? - eles tem até uma canção de ninar que fala de um rei que ganha uma torta recheada de passarinhos vivos! No Brasil elas são chamadas de empadão ou pastelão e ganham ingredientes regionais no recheio: milho, palmito, pequi.
Mas a minha receita não tem rins nem pequi. Ela é bem prática [pode-se aproveitar as sobras de frango assado, inclusive] e leva, basicamente, carne de frango e legumes. O diferencial é que o frango é refogado no vinho tinto [como meu pai gosta de fazer], o que dá um sabor especial para o recheio. Ah, e dá pra preparar o recheio com antecedência e na hora de servir só montar as tortinhas e assar. Super charmoso!




Tortinhas de Frango ao vinho
[rende 8 tortinhas de 8cm de diâmetro ou 6 Pot Pies [servidas em ramequins de 10cm de diâmetro e que só levam massa por cima - reduza a receita da massa para a metade, se preferir assim]

Ingredientes da massa:
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de chá de sal;
1/2 colher de sopa de açúcar;
200g de manteiga gelada picada em cubinhos;
6 colheres de água gelada.

Ingredientes do recheio:
Azeite, sal e pimenta do reino à gosto;
1/2 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
1 peito de frango pequeno, sem pele e sem ossos, picado em cubinhos e cozido na água com sal e pimenta [ou 2 xícaras de sobras de frango assado - pode ser desfiado, mas cubinhos são mais bonitos];
1 xícara de vinho tinto seco;
2 cenouras sem casca picadas em pequenos pedaços;
1 xícara de ervilhas congeladas [mas você pode simplificar e substituir e cenoura e a ervilha por uma lata de seleta de legumes, dependendo da pressa e da ocasião];
1/2 xícara de azeitonas pretas picadas;
1/2 xícara de champignon em conserva, ou congelados;
2 colheres de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 xícaras de leite;
Noz moscada à gosto.
Uma gema para pincelar.

Preparo da massa:
Em uma tigela grande misture a farinha, o açúcar e o sal. Adicione a manteiga em cubinhos e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água, aos poucos, amassando rapidamente, até formar uma bola. Achate essa bola de massa, envolva em plástico filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Enquanto isso o recheio:
Em uma panela pequena, com água, cozinhe as cenouras por uns 7 minutos, até ficarem macias. Escorra e reserve.
Em uma frigideira, com um fio de azeite e em fogo alto, refogue a cebola e o alho. Adicione o frango e o vinho, abaixe e fogo e cozinhe até o vinho evaporar completamente. Apague o fogo e reserve.
Em uma panela maior, derreta a manteiga em fogo baixo. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente para a farinha cozinhar em fogo baixo [fica com cara de empelotado, mas é normal]. Remova do fogo, junte o leite e mexa vigorosamente para desfazer os grumos de farinha. Volte a mistura ao fogo baixo, tempere com sal e noz moscada ralada, e cozinhe por 10 minutos, mexendo, até o molho engrossar. Apague o fogo e acrescente o frango, as cenouras cozidas, as ervilhas, azeitonas e champignons. Misture delicadamente, e corrija o sal e a pimenta do reino. Reserve.

Dica: reservei o recheio em um dos potes da linha Premier da Rubbermaid, que diferente dos potes plásticos comuns, resite a manchas e odores, super prático!

Montagem:
Preaqueça o forno a 200 graus.
Você pode optar por servir a torta em forminhas tipo ramequins, e somente cobrir o recheio com uma camada de massa: para isso, divida o recheio em 6 ramequins de 10cm de diâmetro. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada com o rolo, até conseguir 5mm de espessura, e corte 6 quadrados. Pincele as bordas dos ramequins com água e vede-os com os quadrados de massa.
Você também pode optar por forrar 8 forminhas de 8cm de diâmetro com massa, rechear e cobrir, fechando bem nas laterais, como se fosse uma empada.
Pincele as tortinhas com a gema e leve ao forno, por cerca de 25 minutos, até dourarem.
Sirva imediatamente.

Comentários

  1. QUE DELICIA DE TORTINHAS...E FICARAM BEM LINDAS.
    BOA SEMANA
    BJ

    ResponderExcluir
  2. Tortinhas... Que deliciaa!!

    Bom Feriado

    Beijo JÊ

    ResponderExcluir
  3. Richie, que tortas deliciosas!
    Sou grande fã do seu blog.
    Espero sua visitinha no meu.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm....que saborosas essas tortas Richie!!!!Ai, com uma chuvinha dessas,nada melhor que servi-las com um bom vinho tinto.As novidades desse fantástico blog são sempre apresentadas com grande requinte e bom gosto hemmmm...esse gourmet é perfect...rssssssss...bjusss...

    ResponderExcluir
  5. Deliciosas tortinhas !!! :) Combina com vários recheios , super versátil! beijo Tereza

    ResponderExcluir
  6. Hoje, domingo de chuva, ataquei de cozinha desde cedo. Sopa de tomates para hoje a noite, lombo de porco foi para o almoço, recheio de shepperds pie para a semana (onde adicionei parte da cerveja que eu não ia tomar...), e agora vejo sua torta! mega coincidência. fui de carne, cogumelos, ervilhas frescas - só não vai render um post hoje para não parecer plágio...forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Que delíciiiaaa Richie!!!
    Fiz até o meu namorado votar na sua receita, hehehe!!!
    Ainda não votei, estou pensando na frase ainda, mas fica traquilo que o voto é seu!
    Sucesso querido! Na torcida para que você seja o grande vencedor!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. hmm. torta salgada por aqui!
    agora vc me derrubou de vez. ahaha

    ResponderExcluir
  9. uau Richie, deu agua na boca essa tortinha!
    Delícia!
    Vou lá votar de novo e continuar torcendo para que a gente ganhe ;)
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia!
    As suas fotos são ótimas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite!

    Faço parte do Gourmetidos, um site especializado em gastronomia! Temos dicas de bares e restaurantes, receitas, "Saúde na mesa" com dicas de uma nuntricionista, além de muito mais!
    Estamos atualmente passando por uma reforma e com inúmeros projetos. Dentro de aproximadamente um mês estaremos lançando nosso novo layout.

    Adoramos seu blog e, por isso, gostaríamos de saber se você aceita ser um parceiro Gourmetido?
    Entre em contato conosco: colunista@gourmetido.com.br

    www.gourmetido.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P