Bolo de Cenoura super úmido


Quem nunca comeu bolo de cenoura levanta a mão! 
Bolo de cenoura deve ser um dos bolos mais feitos por avós, tias, vizinhas, madrinhas, e um dos mais fáceis de se fazer: bate tudo no liquidificador, leva aquela massa cor de cenoura viva pro forno e pronto. E depois, para completar, uma calda de chocolate por cima que, quando bem feita, fica quebradiça por fora e molinha por dentro. 
Ok, essa receita todo mundo sabe fazer, né? Então que tal um bolo de cenoura diferente? a receita de hoje, que vem do livro Cake Bible [presente de aniversário da minha amiga Lygia], rende um bolo dourado, cheio de pontinhos alaranjados e pedacinhos de noz e de coco. E o mais importante: úmido, muito úmido. E fofo, muito fofo. Surpreendente! Para mim é uma versão adulta do  bolo de cenoura que conhecemos - igualmente saboroso, porém menos enjoativo e rico em textura.
E para cobrir, cobertura de cream cheese, que combina com bolo de cenoura tanto quanto chocolate! Mas nada te impede de fazer um brigadeirinho pra finalizar, né? rs



Bolo de Cenoura Super Úmido
[receita retirada daqui]

Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo;
2 colheres de chá de fermento em pó;
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de sal;
2 xícaras de açúcar;
4 ovos;
1 e 1/2 xícaras de óleo de canola;
3 xícaras de cenoura ralada;
3/4 de xícara de nozes picadas;
1/2 xícara de coco ralado [opcional].

Para a cobertura de cream cheese [que eu fiz do meu modo]:
3/4 de xícara de creme de leite fresco gelado;
4 ou 5 colheres de açúcar de confeiteiro;
200g de cream cheese.

Preparo:
Unte e enfarinhe uma assadeira quadrada de 23cm de lado.
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e a canela. Adicione o açúcar e misture. No liquidificador, apenas pulse os ovos o óleo e a cenoura ralada, garantindo que os pedacinhos de cenoura não fiquem totalmente triturados.
Derrame essa mistura sobre a mistura de farinha e incorpore. Adicione o coco ralado e as nozes e misture.
Passe a massa para a assadeira e asse por cerca de 60 minutos [o livro indica mais que isso, ainda, mas aqui em casa ficou pronto em 45 minutos] até que, enfiando um palito de madeira no bolo, ele saia seco.
Apague o forno e deixe o bolo lá dentro por 10 minutos. Retire e deixe esfriar completamente.

Para a cobertura:
Bata o creme de leite gelado na batedeira, até conseguir picos leves. Adicione o açúcar às colheradas, e bata até formar picos firmes. Acrescente o cream cheese e bata apenas para incorporar.
Cubra o bolo, espalhando com uma espátula.


Comentários

  1. que bolo de cenoura inspirador êsse seu..deu vontade de roubar a tela..bjus

    ResponderExcluir
  2. Fixou lindo,aceito uma fatia!
    Este é o Bolo de Cenoura Americano, certo?
    Qual é a quantidade de açúcar que vai na massa?
    Obrigada!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Uma roupa nova para o bolo de cenoura? Uau, coisa boa... Mas, está faltando a quantidade de açúcar! Pode nos ajudar?

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Iliane! Que bom que a receita te inspirou! :D Um bjo e obrigado!

    Cláudia, é o americano sim! Muito obrigado por me lembrar do açúcar! Esqueci o livro em casa e tava lembrando a receita de cabeça..hahaha bjo!

    Lu, obrigado pr lembrar, tb! Já está corrigido ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Richie,
    Esse será meu próimo bolo.Fiquei com água na boca.
    Uma dúvida: com essa cobertura de cream cheese ( que por sinal sempre quis fazer) o bolo pode ser mantido fora da geladeira ?Um abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Delicia demais da conta, postei hoje um bem parecido.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lylia!Ebaa, vem me contar o que achou da receita, depois que fizer, please! Então, quanto à geladeira, com a cobertura ele deve ser refrigerado sim.. eu estava preocupado com isso, pq não gosto de conservar bolo na geladeira, mas sabe que gelado ficou mais gostoso ainda? Guardei alguns pedaços sem cobertura e foram ficando mais secos com o tempo, já os gelados mantiveram maciez e umidade!

    Oi Teresa! Legal, vou lá ver, bjo e obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Richie dá vontade de morder a tela! eheheheh
    Tá na lista, em primeiro lugar... ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa...que bolo delicinha...eu sempre tive um pouco de preconceito com bolo de cenoura,mas com o tempo...o nosso paladar amadurece junto com a gente...depois que fiz um,o tradicional,cuja receita esta no meu blog,fiquei apaixonada...
    E agora,com essa receitinha...com essa cobertura que parece ter ficado maravilhosa...com certeza está na minha lista de ''por fazer''...obrigada por compartilhar essa gostosura!!!

    Beijinhos

    http://viramexeefaz.blogspot.com

    Sharon

    ResponderExcluir
  10. Oi Richie!! mesmo sem poder comer as delícias que você faz, acabo sempre por comer com os olhos, ao menos mato minha vontade assim =)
    Meu querido! tem selinho lá no blog http://cleniadaniel.blogspot.com/ para você, passa lá!

    Beijos!!! e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre, arrasou Richie! Suas fotos fazem um estrago na minha vida... ativam minha lombriga de um jeito, que vc não tem noção! kkkkk Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Maravilha de bolo!!!! Como tudo que vc faz hem Richie???Realmente Monalisaaaaa....esse doceiro de mão cheia quer nos ver bem gordinhas!!!
    Que perdição meu Deussss !!!!
    bjussss...Lucy

    ResponderExcluir
  13. você sempre arrasando!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Humm, ficou diferente :-)! Difícil é largar o vício da calda de chocolate que sempre vai por cima! amei a variação :-)!!

    ResponderExcluir
  15. Semana passada peguei a receita de um bolo de cenoura de uma amiga que trouxe no trabalho, comecei a receita as 23:30 e quando estava no meio descobri que nao tinha farinha de trigo hahaha o jeito foi transformar tudo em cupcakes de massa pronta e cobertura de chocolate (que ja tinha feito pro bolo) kkkk Vou experimentar sua receita mas não vou abrir mão do chocolate hein :)

    ResponderExcluir
  16. Richie, eu confesso que prefiro o bolo de cenoura brasileiro, mas o seu está lindo! Bj!

    ResponderExcluir
  17. A cada visita uma surpresa, até bolo de cenoura fica divino por aqui(sem preconceito,é um dos meus preferidos)...sempre amei o tradicional, agora quero este!!

    ResponderExcluir
  18. Richie,

    Eu fiquei com vontade de dar uma mordida num pedaços desses... daquelas de deixar a marca dos dentes no creme....hahaha. Me pareceu tão possível..rs.

    Está (a essa altura, estava)lindo.

    Um beijão,
    Carla Maicá, do Cucina Artusiana

    ResponderExcluir
  19. Jour Jour, pelamordedeus, nao morde a tela não!hahaha Se vc fizer, please, me conta o que achou! bjo

    Sharon, concordo totalmente com vc! Realmente nosso paladar amadurece, se acostuma, acaba percebendo sutilezas.. e isso é otimo, né? Obrigado por passar por aki, bjo!

    Piki, pra silhueta nao tem coisa melhor q comer com os olhos, né? Mas eu nao consigo ficar só nisso nao..rs bjo e obrigado pelo selinho!

    Monalisa, que bom q minhas fotos estão surtindo efeito! Vivo brigando com elas..rs Obrigado e bjo

    Lucy, brigado! E o bolo é de cenoura, cenoura é legume, legume não engorda..haha bj

    Edneia, assino embaixo! bjo

    Veridiana, fica diferente, mas sabe que achei tão gostoso quanto? Só nao sei se é infalivel pra TPM, como calda de chocolate..rs

    Augusto, mesmo com a falta de farinha aposto que os cups ficaram deliciosos, né? Ainda mais com calda de chocolate..rs abraço e obrigado!

    Luna, o brasileiro eu gosto do da minha avó, que cozinha muito bem! bjo e obrigado!

    Cristina, que fofo seu comentario! Mto obrigado, bjao!

    Carlota, estava [no passado] mesmo! Qdo vc subir pro sudeste ganha um pedaço! bjo e obrigadones!

    ResponderExcluir
  20. Esse bolo de cenoura esta muito rico, e bem úmido, tem sempre em casa, as crianças adoram, o maridex então...também não resiste a tentação.
    abraços
    Paula

    ResponderExcluir
  21. Richie, fiz hj esse bolo, depois que tava no forno que lembrei das nozes KKKK, bom mas ficou muito bom, gostei da receita. Continue assim
    gde abç
    Marcel Bonanato - Assis-SP

    ResponderExcluir
  22. Hummmm adoro um bom bolinho de cenoura! Não há nada melhor, uma delícia!
    Gostei muito do blog e da apresentação dos pratos, irei seguir com prazer!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Richie, fiz hoje o bolo. Foi o melhor bolo de cenoura que já comi. Ficou muito bom mesmo!!!
    Parabéns e continue fazendo suas delícias que estamos acompanhando!!
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Fiz o bolo pro meu aniversário, numa versão de dois andares (a mesma receita, só cortei a massa em duas). Pra rechear, tive que alterar a proporção dos ingredientes por motivo de não tinha cream cheese suficiente :E Mesmo assim, ficou delicioso, o cream cheese dá um toque azedin no chantilly. A massa do meu ficou um laranja mais amarronzado do que o seu e eu decorei com nozes esfareladas formando um anel na margem. Um bolo com cara de comida de gnomo, lindo e bem rústico. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P