Torta de Limão à francesa


Olás!

Todo o mundo, literalmente, sabe o quanto é bom um pedaço de torta de limão. O equilíbrio entre o azedo refrescante e o doce confortante está presente nas diferentes cozinhas do mundo, cada qual do seu jeito. Na Flórida eles têm a Key Lime Pie, que é muito parecida com a nossa torta  feita com leite condensado e suco de limão, com merengue ou chantilly por cima, vai do gosto do freguês. Na Inglaterra a Lemon Tart é feita de uma massa que derrete na boca, recheada de curd de limão com açúcar polvilhado. A Lemon Chiffon Pie, ou a Torta Mousse de Limão, são as versões mais leves e aeradas de torta cítrica.
Porém, seguramente a mais clássica das tortas azedinhas é a Tarte Meringuée au Citron, a torta francesa de limão amarelo. Nela, o amarelo e azedinho creme de limão que recheia a massa crocante encontra seu equilíbrio na brancura doce do merengue da cobertura. Além de deliciosa [o sabor do creme de limão é bem diferente do de leite condensado, que estamos acostumados] ela é surpreendente linda, e seu preparo é muito simples. É a sobremesa perfeita para uma bela refeição!
E você, qual sua receita de torta de limão preferida?


Torta Merengue de Limão 
[retirada desse site lindo!]
Ingredientes da Massa Brisée:

250 g. de farinha de trigo;
125 g. de manteiga picada;
125 g. de açúcar;
1 ovo.

Preparo da Massa Brisée:
Misture a farinha peneirada com o açúcar, e forme uma depressão no centro da tigela. Adicione o ovo e a manteiga amolecida no centro. Amasse com as mãos o suficiente para dar liga [não amasse demais].
Forme uma bola achatada com a massa,  embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por meia hora.
Abre a massa sobre o fundo e as laterais de uma fôrma de tortas de 22cm de diâmetro e 3 de altura, furando-a com um garfo. Leve à geladeira por 15 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por 25 minutos até dourar.
Reserve.

Ingredientes do Recheio:
1/2 xícara de suco de limão siciliano;
Raspas de 2 limões sicilianos;
100g de açúcar;
4 gemas;
3 colheres de sopa de maizena;
1 colher de sopa [15g] de manteiga.

Preparo do Recheio:
Coloque o suco de limão em um copo de medida e complete com água até chegar em 300ml. Despeje em uma panela, adicione as raspas e o açúcar e leve ao fogo até o açúcar dissolver completamente.
Dissolva a maizena em um pouquinho de água e adicione à mistura ainda no fogo, cozinhando até ferver e engrossar.
Retire do fogo, deixe esfriar levemente e adicione as gemas peneiradas, batendo vigorosamente [cuidado para elas não cozinharem e formarem grânulos]. Por último, adicione a manteiga e mexa até derreter. Recheie a massa já assada com esse creme.

Ingredientes da Cobertura:
4 claras;
200g de açúcar.

Preparo da Cobertura:
Bata as claras em neve, adicionando o açúcar às colheradas até formar um creme branco, firme, brilhante e liso.
Cubra a torta já recheada com esse merengue, e leve ao forno quente por alguns minutos até o merengue dourar.
Sirva gelada!




Comentários

  1. Adorei a torta de limão francesa.

    Realmente, o limão siciliano dá um toque todo especial,não somente na aparência , e sim no sabor. Adoro demais !!!

    Gostaria de ver receitas de macarons ? sabe aqueles doces franceses ? seria super !

    Tenho um blog de viagens pelo mundo e cultura...tbém adoro experimentar guloseimas enquanto viajo por aí...me visite :

    www.garotinharuiva.com.br

    abraços e não saia da cozinha !!!

    LuRussa

    ResponderExcluir
  2. Aliás,

    o "lemon" que os americanos ou ingleses chamam é esse limão siciliano , que é muito mais comum lá fora , e o "lime" é o nosso limãozinho verde, que não é tão comum assim pra eles.:))

    Nós aqui não sabemos muito usar o "lemon" !!

    ResponderExcluir
  3. Ah Richie, que maldade!!!! Maldade master você colocar essas fotos MARA por aqui só pra gente babar! Eu sou apaixonada por torta de limão e esta está magnífica!
    Parabéns!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Eu já li numa revista que quem faz uma Key Lime Pie muito boa aqui na Florida é uma brasileira.
    Eu gosto muito de Torta de Limão, desde que não seja com leite condensado.
    A sua versão está ótima!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Arrasou!

    Richie, além de fazer doces maravilhosos você tira uma fotos excelentes!

    Engraçado que agente já acaba até conhecendo a mesa de madeira do richie, o paninho de um e outro!

    Beijos

    A Copê

    ResponderExcluir
  7. Lu, eu gosto dos dois limões. Gosto bastante dos nossos limões vermelhos.. o cravo, o capeta, mas pra sobremesa estrangeira optei pelo limão estrangeiro..hehe
    Quanto a receitas de macaroons, assim que eu conseguir fazer uma eu posto, certamente!hehe

    Aninha, não morre nao!rsrs

    Fabs, adorei o "mara". hahaha E minhas cocottes, hein??rs

    Cláudia, uma vez vi uma reportagem de uns brasileiros que tinham uma industria de torta de limão ae, no maior sucesso! E eu nao ligo pro leite condensado nao, gosto de todas!

    Copê, eu nao devia contar, mas essa "mesa de madeira do Richie" nada mais é que uma caixa de uva de feira ao contrário, que eu achei bacana e peguei na rua!hahahaha.. mas gostei de saber que a cenogrfia funciona! :P

    Obrigado pelos comentários, pipol! :D

    ResponderExcluir
  8. Belas fotos. bela receita.
    Quase senti o gosto!
    Babette

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha e que inveja!! Gostava de a ter aqui na minha cozinha agora...mas era mesm essa...

    ResponderExcluir
  10. ficou bem lindona essa torta.
    minha prima tentou uma vez fazer dessa francesa, com maizena e tal, sem leite condensado.
    ela disse que desandou dum jeito que ficou péssimo pra comer. o recheio ficou líquido demais, a massa estufou, o merengue não dourou. trevas.

    eu queria tentar uma dessas um dia, e com o siciliano, que eu peguei um amor por esse limãozinho amarelo, que nossa senhora.
    só que não tô achando por aqui. :/

    beijo, sumido.

    ResponderExcluir
  11. UAU Richie,

    Depois dessas fotos, a minha torta de limão preferida é a sua..:)

    Maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei as explicações, Richie! E esta foi a foto mais linda de torta de limão que vi nos últimos tempos :-)

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro todas, ta dificil de encontrar algo que eu não goste, principalmente se for torta ou bolo.
    Suas fotos estão cada vez melhores.

    Adorei a receita!!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Adoro tortas de limão!! A sua está linda!!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Essa combinação de cores é linda. E você tá arrasando nas fotos!
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, Richie,

    Moro no Acre e amo cozinhar. Adorei a foto, seu blog é muito legal. Percebi que as fotos ficaram mais bonitas, pois visitei quase todas as matérias. Logo, logo, espero me aventurar em um blog de culinária, com histórias, que trabalhe um pouco a tradição e a modernidade. Fiz um artigo no blog do meu marido sobre um restaurante de São Paulo, o Acrópolis. O endereço é www.varaldeideias.com, passa lá!
    Abraços,
    Patrycia

    ResponderExcluir
  17. Tudo perfeito! como pode!! hhehe Vc me mata com essas fotos de receitas maravilhosas!!
    onde estou morando nao tenho cozinha... é soh um qto. que droga.
    Vc me tortura com esse blog perfeito.

    Amo tudo

    ResponderExcluir
  18. Essa torta está simplesmente ESTUPENDA!
    Quase mordi o monitor ...

    ResponderExcluir
  19. Richie que torta linda! O que são essas camadas, que perfeição!!!!

    Com certeza já anotei aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Babette, pena que pela net a gente [ainda] não consegue sentir o gosto, né?!

    Sandra, é só fazer, hehehe É muito mais fácil do que parece!

    Quéroul, ueh, pq será que desandou?! Só se a maisena não deu ponto... Se vc não achar do limao amarelo, faz com o verde mesmo!

    Carol, obrigado!!!hehehehe

    Lu, obrigado tb! Nossa, elogio master, que bom q vc gostou!

    Sandroca, é dificil escolher, né?hehehe

    Andrea, tb sou louco por elas!

    Tati, acho q um dos pontos altos dessa torta é as cores, né? A gente come com os olhos.

    Oi Patrycia! Que legal q vc deu um tour pelo blog todo!hehehe Espero que tenha gostado! As fotos vão melhorando pq a gente vai pegando o jeito, né? Bjo!

    Laynara, sabe que já morei em um lugar que eu tinha cozinha, ms não tinha fogão nem geladeira! Tristeza total, mas pelo menos eu era bem magrinho..hahaha

    Leticia, não morde o monitor não, corre na cozina pra fazer!hehehe

    Renata, que bom q vc gostou e anotou! Afinal, o blog é feito pra trocar receitas né!

    Obrigado a todo mundo que diariamente aparece por aqui no blog! Fico muito feliz com isso! :D

    ResponderExcluir
  22. Menino, eu conheço várias versões de Torta de Limão, mas essa ainda não conhecia vale testar, porque com essas fotos a gente fica babando!!eu não sei em que vc quer aprimorar as fotos??,bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  23. Olá, amigo, seguinte: sempre fiz torta de limão com leite condensado e sempre quis conhecer a tão famosa torta francesa de limão! Perfeito! Achei aqui, claro, vc é 100000000....então estou na cozinha, fazendo a torta, claro, e depois vou postar no meu blog, com os devidos créditos, aos dois, lógico...rsrsrsrs...e vi um comentário de alguém que desandou etc e tal, mas como sou muito confiante em mim e amo suas receitas, vou fazer, ou melhor, estou fazendo, volto depois!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  24. Voltei para dizer que deu super certo! Só vou esperar esfriar para cortar e colocar no blog! Vai lá ver depois, blz?
    http://tuttodolcidacarol.blogspot.com
    Beijos doces

    ResponderExcluir
  25. Richie!!! Perfeita!!!! Mais tarde eu coloco no blog, por enquanto eu coloquei as fotos no orkut, que é mais rápido!
    Valeu, amigão!
    Beijos doces!

    ResponderExcluir
  26. que linda torta! a receita vem bem a calhar para meus trÊs limões abandonados na geladeira!

    ResponderExcluir
  27. Irritado com esta torta perfeita! Aqui em SP tem um luar (ZDeli), de duas idish mamas tradiionais, que fazem uma torta de limão impecável. Eu tentei fazer a versao domestica sem muito sucesso . Então pensei: elas fazem isso há anos, a prática traz a perfeição, etc. E agora isso. Vc e sua torta perfeita. Irritante.

    ResponderExcluir
  28. Sabe que essa torta também passeia pelos meus pensamentos, eu só fiz a de leite condensado acho que pelo fato de todas as vezes que preciso fazer uma sobremesa rápida penso nela, agora que vi a sua torta com recheio amarelinho me lembrei de quantas vezes eu tive vontade de fazê-la e agora vou usar a sua receita e não vou ficar apenas na vontade. :)

    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que delícia de torta...Dá vontade de comer o monitor..rs

    ResponderExcluir
  30. Fiz esta tarte ontem e não podia estar mais contente, é uma verdadeira delicia!!!!
    Tenho que repitar :)

    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  31. Passando para te contar que fiz essa receita e está lá no meu blog ;).
    http://cozinhaemcena.com.br/2012/10/toast-torta-de-limao.html

    ResponderExcluir
  32. Estou "babando".
    vinha mesmo a calhar, o fresco do limão e o calor que está Hoje!!!!!.....
    Um abraço

    ResponderExcluir
  33. As gemas não ficam cruas? Nem com cheiro?

    ResponderExcluir
  34. Eu fiz e adorei o resultado! Realmente uma torta deliciosa! Na hora de ferver o limao eu dei uma pirada e coloquei uma pitada de noz moscada, acho que deu uma realçada boa no sabor do limao! Obrigado pela receita caiu como uma luva numa semana que meu namorado estava procurando uma boa torta de merengue de limao. Ele ainda nao comeu mas sei que vai amar!

    ResponderExcluir
  35. Richie...Ficou muito gostosa!Estava tudo bem, até que após dourar o merengue no forno deixei esfriando um pouquinho antes de levar a geladeira...ficou um liquidozinho, acredito que do recheio, embora estivesse bem pastoso antes de ir ao forno ... Não sei o que aprontei! Rs
    Mas tirei o líquido e ficou bem gostoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P