Retornando com Babás em Calda de Laranja


Hallo people! Voltei! hehehe E é muito bom estar de volta depois de um mês tão sofrido em frente ao computador 24hs por dia, mexendo em três programas ao mesmo tempo e pedindo pro PC não travar! Mas enfim, depois de quase desistir e de chamar o Hugo [eca!] várias vezes enquanto minha mãe me trazia pra São Carlos, defendi meu Trabalho Final de Graduação, e fui super bem! :D E agora dá um alívio que eu até estranho..hehehe.
Tô feliz dessa loucura toda ter acabado, então obrigado a todo mundo que torceu por mim e me desejou sorte. Funcionou!hehehehe
Agora to de volta ao blog, ao Twitter, MSN e aos blogs amigos. E volto com essa receita que fiz faz um tempinho, já, mas que não tive tempo de postar. Bem-vindos de volta ; )

Babás são bolinhos feitos à patir de uma massa de brioche enriquecida, assados e mergulhados em uma calda alcoólica, geralmente à base de rum, até ficarem 'empapados' dela. A origem é francesa, porém o nome 'Baba' [Babá, com acento, é em português] remete a um bolo polonês tradicional chamado Babka, que significa 'avó', ou 'velha', e semelhante às Babás que conhecemos. As babás são assadas em forminhas de formato bem peculiar - cilindros compridos e finos - mas na falta delas você pode utilizar a também tradicional forma de anel de Savarin, um parente das Babás, ou forminhas de bombocado mesmo, como eu fiz.
As Babás nao parecem com bolo, mas sim com massa de rosca, muito macias e muuuito molhadinhas! Podem ser servidas com creme de confeiteiro ou chantilly, mas na minha opinião não precisou, viu? São realmente deliciosas, e a receita é bem fácil, como você pode ver abaixo:



Babás em Calda de Laranja e Rum [retirada da revista Cláudia Cozinha, de Maio de 199]

Ingredientes da massa:
15g de fermento biológico fresco;
1/2 xícara [120ml] de água morna;
2 colheres de sopa de açúcar;
1/2 colher de chá de sal;
3 ovos;
1/4 de xícara de manteiga em temperatura ambiente;
2 xícaras [240g] de farinha de trigo.

Ingredientes da calda:
1 e 1/2 xícara [270g] de açúcar
3/4 de xícara [180ml] de água;
1 xícara [240ml] de suco de laranja
3 e 1/2 colheres de sopa de rum.

Preparo:
Unte com manteiga 12 forminhas de bombocadoe reserve.
Misture, em uma tigela, o fermento com a água morna. Adicione o açúcar, o sal, os ovos, a manteiga e 1 e 1/2 xícaras de farinha.
Bata por 2 minutos até obter uma massa lisa. Junte a farinha restante e misture com uma colher de pau até incorporá-la bem à massa.
Distribua a massa nas forminhas, ocupando pouco mais da metade do volume delas. Deixe crescer em local protegido de vento [dentro do forno é ideal] por 1 hora e 30 minutos. Leve ao forno quente [200 graus], preaquecido, por 15 minutos ou até dourar ligeiramente. Desenforme quente.

Prepare a calda:
Numa panela com o açúcar, adicione a água e leve ao fogo. Deixe ferver por 7 minutos. Acrescente o suco de laranja misturado com o rum e retire do fogo.

Mergulhe cada Babá na calda quente e vire-a, para umedecer toda a superfície. Decore com raspas de laranja ou morangos em pedaços.

Comentários

  1. Que bom que tudo correu bem com a sua banca. É um alívio mesmo quando acaba, pois podemos relaxar.
    Eu não conhecia este doce, mas parece realmente delicioso.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Bem-vindo de volta à blogosfera, Richie, já estava com saudades de suas receitas e das imagens lindas que você faz dos quitutes.
    Para mim esse doce é novidade e parece delicioso!
    Odeio essa verificação de palavras, já é a terceira vez que digito, aff
    beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz que tudo acabou bem, du certo e que volta linda, com essa ótima receita!

    Que bom!um abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc voltou e que deu tudo certo nos estudos na faculdade, essa é uma das melhores época que a gente vive.
    Sempre quis fazer esse doce, comi uma vez no avião uma que estava divina, mas nunca me animei, a sua ficou com um aspecto apetitoso,bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Que lindo...deve estar magnífico. Um dia eu aprendo a tirar fotos das minhas comidinhas tb como vc e a Patricia Scarpan...risos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bom que deu tudo certo, já estava curiosa pelas notícias! Por outro lado, meu semestre foi um fiasco. Ai ai.

    Muito chic essa receita, cheia de história e tal.

    Será que fica bom com outra fruta que não seja laranja? Hmmm

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não tem como não tentar fazer...que lindo!

    Ah, parabéns pela conquista! Agora aproveite a vida de férias!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. oba! parabéns, e boa volta ao mundo bloguístico.

    eu vi umas babas (hihi, sem acento é engraçado) de limão no blog da Pati (TK). acho fofinho esse bolinho, fáceis, né? e como eu ando cítrica pra caramba, certamente iria me jogar nas babás...

    =***

    ResponderExcluir
  9. Meninas, que delicia voltar e encontrar comentarios de vcs, mesmo depois desse tempinho de fora!

    Clau, é um alivio mesmo! A gente fica até sem rumo..rs.. parece anti-climax, mas é bom

    Maristela, eh mto bom! Fica suuuper umido de calda!

    Tania, obrigado pelas boas vindas outra vez! Agora eu fico..hehe


    Chica, abraçao pra vc tb, obrigado!

    Maura, faz que é facinho! Palavra de quem tinha medo de fermento biologico!rs


    Fer, um dia eu tb aprendo a fotografar e cozinhar como a Pat!rs


    Ixi Nai, q q aconteceu na facul? DP?
    Dá certo com outras frutas sim.. limao, abacaxi, frutas secas, ou soh rum mesmo!


    Priscila, ´bom sim, experimenta!


    Stefânia, obrigado! Podexá q ja to aproveitando!rs


    Queroul, vi no blog da Pat tb, e folheando a revista me deparei com uma variação.. e agora q to mais chegado a fermento biologico, fiz rapidinho! faz e me conta ;D

    ResponderExcluir
  10. Richie, que bom vê-pode volta! Fiquei contente com seu sucesso na banca. Não tinha como vc não se sair bem! Afinal de contas vc parece tão esforçado e se dedicou tanto. Só podia mesmo ter se saído bem. Mas, e claro que da uma insegurança, ne?
    Menino! Mais uma receita maraaaaavilhosa! Estou louca para experimentar! Ainda mais que o rum, como e uma bebida típica aqui da Venezuela é uma delícia!!! Até escrevi um post sobre um mini-curso de rum que fiz aqui!
    Qdo. Eu fizer as babas venho te avisar ta?
    Seja bem vindo novamente!!

    ResponderExcluir
  11. Inspiradora essa volta. Parabéns pelo término dessa etapa que é um alívio e um pouco amendrontadora.
    Mas faz mais delícias para gente, tá?
    Bjs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  12. Inspiradora essa volta. Parabéns pelo término dessa etapa que é um alívio e um pouco amendrontadora.
    Mas faz mais delícias para gente, tá?
    Bjs,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  13. Richie, encontrei seu blog e estou fascinada com tanta coisa boa por aqui! Parabéns :)
    Já adicionei o seu link "lá na minha cozinha", rsrs, e voltarei sempre!
    Beijão,
    Thais

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P