Pão-de-Ló Genoise com Creme de Limão



Sabe aquela nova moda de bolos sem glacê, sem pasta americana, sem decoração de açúcar e talz? Então, tenho que dizer que apesar de achar lindo os bolos estilo 'escultura de açúcar', sou muito mais essa nova tendência! Na arquitetura a gente fala muito sobre a "verdade dos materiais", que é, num exemplo simplista, o seguinte: se o material mais eficiente pra fazer determinada construção é tijolo, não tem porquê fazer em concreto ou fazer em tijolo e passar uma camada de concreto pra parecer que foi feito disso. E eu tenho essa sensação quando vejo bolos muito cheio de enfeites e pastas e etc.: parece q fizeram um bolo e depois recobriram para não parecer um bolo. Fora aqueles bolos falsos que tem isopor por dentro, que é o fim né? E convenhamos, pasta americana é comestivel, mas tem gosto de açúcar, e quem gosta de comer açúcar às colheradas?! Ninguém, né.
Por isso apóio esses bolos honestos, onde o sabor importa mais que a beleza. E não são nada feios! Tem uma beleza honesta, neles, uma beleza de home-made, sabe?
Bom, nesse link você pode ler uma reportagem super legal sobre essa nova moda. 
Essa história toda eu só contei pra defender a montagem do pão-de-ló com creme de limão que fiz ontem.
Na verdade fiz uma assadeirooona de Pão-de-Ló só pra testar a receita, daí não sabia o que fazer com ele, e pensei em um creme bem leve de limão para rechear e cobrir, pra ficar simples mas bonitinho, sabe? E como é tempo de morangos, decorei com alguns que tinha aqui. O resultado foi um bolinho básico mas muuuito simpático... e honesto, com cara de bolo de desenho animado! 
E você, prefere um bolo decorado em pasta americana ou um bolo rústico, em camadas?

O pão-de-ló genoise, chamado também de genovês ou italiano, é uma receita clássica de massa para bolos decorados. Feita apenas de ovos, açúcar e farinha, é extremamente fofo [dá ótimos rocamboles também!] e delicado, sucesso fácil desde que algumas dicas forem seguidas:
{01} O pão-de-ló não deve ficar alto na fôrma. Para um bolo em camadas a massa não deve ser cortada, e sim dividida em duas ou três assadeiras de mesmo tamanho;
{02} A gemada, base da receita, deve ser batida em batedeira por no mínimo 12 minutos. É preciso que ela se torne uma espuma clara, leve e aerada;
{03} A mistura de farinha e fermento deve ser incorporada à gemada através de movimentos delicados. Se a massa for batida pode perder a textura de espuma, e o pão-de-ló desanda.
{04} forrar as assadeiras com papel manteiga untado deixa o bolo sem casca, o que facilita o trabalho [não é preciso raspar a casca com uma faquinha] e deixa o resultado mais fino.
{05} A temperatura do forno deve ser respeitada, e ele só deve ser aberto para verificação depois de no mínimo 15 minutos.
{06} Peneirar a farinha ajuda a deixar o bolo mais macio.

Agora que você já sabe das dicas, a receita é simples:



Pão-de-Ló Genoise com Creme de Limão

Ingredientes:
6 ovos em temperatura ambiente;
1 xícara de açúcar [180g];
2 xícaras de farinha de trigo [240g];
1/2 colher de sopa de fermento em pó.

Preparo:
Prepare duas assadeiras redondas de 25cm de diâmetro untadas e revestidas de papel manteiga untado, ou uma assadeira retangular grande, se você preferir cortar a massa com aros de metal [eu fiz isso].
Aqueça os ovos, batendo com um fouet sem parar, em banho-maria até ficar morninho. Transfira-os para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por uns 12 minutos, até dobrar de volume e ficar espumante e fofo.
Adicione a farinha e o fermento peneirados, mexendo a massa delicadamente com uma colher grande. Ela deve continuar com textura de espuma.
Distribua nas formas, e asse por 30 minutos, em forno quente, 200 graus, até dourar ou, enfiando um palito, ele saia limpo.
Desenforme, retire o papel manteiga com o bolo ainda quente e umedeça-os com 2 colheres de licor de laranja Cointreau diluídos em 1/4 de xícara de água.

Ingredientes do Creme de Limão:
1 lata de leite condensado;
suco de 3 ou 4 limões;
200g de creme de leite fresco gelado.

Preparo do Creme de Limão:
Misture o leite condensado com o suco de limão e reserve. Bata o creme de leite fresco gelado até virar chantilly. Assim que pegar ponto, reduza a velocidade da batedeira e adicione, os poucos, o leite condensado com limão. Bata até incorporar. Use para rechear e cobrir os pães-de-ló. Decore com morangos.


Comentários

  1. Você acredita que sai comprar mais assadeiras qdo descobri que precisava dividir a massa???

    Sou super fã desses bolos, acho muito chique, e delicioso!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra, eu tb!rsrs
    Mas pelo menos nunca mais corro o risco do bolo ficar cru no meio por estar mto alto!

    Fica charmoso, né? Bjo!

    ResponderExcluir
  3. adorei essa nova moda! pasta americana perece massa corrida com açúcar... heheheheh...

    ResponderExcluir
  4. Morrendo de vontade de provar esse bolo!!! Esse creme está lindo e deve estar maravilhoso!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Richie, eu adoro os bolos rústicos!
    Acho que são muito elegantes e dão um ar sofisticado à mesa.
    Não gosto de pasta americana, sempre "desencapo" os bolos para comer!
    O seu bolo está lindo e esse recheio é ótimo!
    Beijos!

    :o)

    ResponderExcluir
  6. Também não gosto de pasta americana, nunca uso. Mas o teu bolo ficou maravilhoso, deu-me logo vontade de experimentar a receita, mas primeiro tenho de comprar duas formas iguais,lol.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Acho pasta americana linda. Me lembra a massinha de modelar que eu brincava na escola. Mas é um horror prá comer! Aliás, não conheço ninguém que coma! Os bolos mais rústicos tem todo esse apelo homemade que eu adoro e ainda por cima são totalmente comestíveis! Esse pão de ló ficou muito lindo mesmo, bem com carinha de desenho animado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Richie...
    cada dia vc esta mais perfeito..que isso....!!!
    Esta lindo, maravilhoso...quero um pedaço por favor!
    Beijos querido
    Paula

    ResponderExcluir
  9. FANTÁSTICO! Receita ótima, fotos lindas, cada dia melhor que o outro! Amei! Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. meu amigo!!!que maravilha!!!receita otima e fotos incriveis!!!!parabens..bjus

    ResponderExcluir
  11. Putz...atentado...tô salivando de vontade...sem contar que as fotos estão lindíssimas.

    ResponderExcluir
  12. Oi Richie!

    Me diz uma coisa...por que você também não entra de dieta e para de fazer esse monte de tentações, hein?
    Assim eu vou sair da linha...que vontade de dar uma bocada nesse bolo!!!

    Beijos e Parabéns! Ficou lindo!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ficou lindoooo!!! Adoro camadas, fica chique, rs.

    ResponderExcluir
  14. Esta pão de ló deve ter ficado super delicado! Ainda mais com creme de limão... Linda a apresentação! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  15. Richie, que bolo mais lindo! E olha, pra mim, quanto mais simples mais lindo.. Ainda mais com todo esse capricho!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Amei seu blog... Seus cupcakes são os mais lindos dos blogs brasileiros. Além disso, suas postagens são muito gostosas de ler. Um blog MUITO GOSTOSO! Vou até me aventurar a fazer cupcakes. Já está nos favoritos!

    ResponderExcluir
  17. Só um curiosidade. Dia desses, numa aula de confeitaria, um aluno me perguntou quem diabos era ló? Fui atrás esta semana e descobri que ló era um tipo de tecido muito leve e fofo, daí o nome do bolo. As receitas originais não levavam fermento, depois posto uma que eu gosto lá no blog para quem quiser testar.

    Abç Richie

    ResponderExcluir
  18. Lindo bolo, Richie! E com esse creminho de limão no meio...sensacional! As fotos também ficaram incríveis, parabéns!
    Beijão,
    Thais

    ResponderExcluir
  19. Olá Richie, tô passando aqui pela primeira vez. Mas queria te dizer que curti muito a proposta, as fotos e o conteúdo do blog. Parabéns.
    Vou voltar mais vezes.
    Abraços
    Diego

    ResponderExcluir
  20. Oi Richie,

    Concordo com você, os bolos precisam ser gostosos e enfeite demais só estraga o sabor...
    Agora, estou impressionada como entende tanto de culinária!
    Parabéns, virei sua fã!
    Com quem aprendeu tanta coisa, menino???

    Bjinhos

    Eliane

    ResponderExcluir
  21. Bolo lindo! Só fiquei com uma dúvida em que momento na hora de fazer o pão de ló eu acrescento o açúcar? Não sei se tu não colocou ou se eu deixei passar, mas adoraria que tu me esclarecesse está dúvida.

    Bjs de uma iniciante na cozinha.

    www.ajustando-medidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Então, o açucar é peneirado junto com a farinha e o fermento??
    Muito boa a receita, o bolo ficou lindo, e o blog é muito agradável!!!!!! rs.

    ResponderExcluir
  23. Oi Richie, descobri seu blog há algum tempo - não muito - e passo sempre por aqui porque é realmente muito bom e me inspira bastante. Hoje vim aqui justamente atrás de um pão-de-ló porque taí uma receita que já errei muito e nunca acertei, rs. frustação! e queria isso mesmo: dicas, porque receitas há aos montes. não poder deixar o bolo ficar alto é novidade pra mim, talvez assim dividindo em 2 formas fique mais fácil e não murche imediatamente assim que desligo o forno (esse é o meu pesadelo!). vou tentar novamente e depois conto se deu certo. então por enquanto obrigada pela generosidade em dividir informações e macetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suse, se ele está murchando quando você apaga o fogo, das duas uma: ou fogo muito alto, ou ainda não era hora de desligar rs.
      Espero que as dicas aqui te ajudem... tem mais receitas de pão-de-ló bem práticas aqui no blog, óh:
      http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2011/05/o-que-sobrou-de-um-bolo.html

      http://acozinhacoletiva.blogspot.com.br/2011/09/my-boston-cream-pie.html

      Obrigado e depois me conte se deu certo, tá? ;)

      Excluir
  24. Desculpa, mas eu não vi que momento é pra colocar o açúcar no modo de preparo! é com os ovos?Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Olá você poderia me responder quanto tempo esse bolo dura fora da geladeira? Em uma temperatura de uns 38ºc
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Adoro seu blog! Na receita faltou mencionar que o açúcar vai junto com os ovos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós ;P